“Kizomba Namata” – I Encontro de Comunidades Quilombolas da Zona da Mata de Minas Gerais

05/10/2012

Proporcionar a discussão sobre a identidade e a demarcação de terras das comunidades quilombolas serão abordadas no “Kizomba Namata”, que será realizado entre os dias 26 e 28 deste mês. Organizada pelo professor do curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Leonardo Carneiro, a primeira edição do evento contará com a presença de 13 grupos.

Atualmente, há cerca de duas mil comunidades quilombolas no país, que lutam pelo direito de propriedade de suas terras concedido pela Constituição Federal de 1988. Minas Gerais conta com 400 grupos distribuídos em 155 municípios, de acordo com o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (Cedefes).

Conferências, mesas-redondas, diálogos direcionados, oficinas, exposição de fotografias e apresentações culturais compõem a programação. Carneiro afirma que eventos como esse “proporcionam às instituições participantes informações sobre a vivência rural e as experiências dessas comunidades”. O professor ainda destaca que no encontro será exibido o documentário “Endireita mundo – a marcha aos quilombos”, produzido pelo Laboratório de Etnobotânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF.

Inscrições

O evento é gratuito e destinado a todos que tenham interesse pelo tema. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 24 de outubro, pelo email kizombanamata@hotmail.com. As palestras serão realizadas no anfiteatro do antigo prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e as apresentações no saguão central das pró-reitorias.

Já estão confirmadas as presenças dos grupos Botafogo; Colônia do Paiol; São Bento; São Sebastião da Boa Vista; São Pedro de Cima; São José da Serra; Guiné; Zimbábue; Quilombo Urbano de Ponte Nova; Comunidade de Airões; Folia de Reis Sagrada Família de Acaiaca; Grupo de Congada de Airões; e Folia de São Sebastião de Acaiaca.

Confira a programação completa do Kizomba Namata abaixo ou aqui:

Serviço:

Evento: “Kizomba Namata” – I Encontro de Comunidades Quilombolas da Zona da Mata de Minas Gerais

Data: 26 a 28/10

Local: Universidade Federal de Juiz de Fora – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – Bairro São Pedro – CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG

Outras informações: (32) 2102-3108 / 2102-3268 / 2102-3168 (Departamento de Geografia) / kizombanamata@hotmail.com

Print Friendly, PDF & Email