Cacique Merong Kamakã Mongoió na Retomada em Córrego de Areias, em Brumadinho, MG. Foto: Alenice, 2022.

 

O guerreiro Cacique Merong (Wallace Santos Souza), liderança do povo Kamakã Mongoió, da Retomada Indígena Kamakã Mongoió, em Córrego de Areias, Casa Branca, Brumadinho, MG, encantou-se. Grande liderança do povo indígena mineiro e brasileiro, enfrentou heroicamente a polícia militar, a mineradora VALE S/A assassina reincidente e seus capangas. Ontem, dia 04 de março de 2024, foi encontrado morto.

Recentemente, o Cacique Merong havia manifestado a intenção de “ampliar as lutas” em conversa recente ocorrida no dia 25 de fevereiro com vários amigos, parentes e apoiadores. Estava com vários planos e projetos para a Retomada.

Merong nasceu em Contagem (MG) e foi viver na Bahia ainda criança. Como liderança, também exerceu atividades no Rio Grande do Sul e participou da Ocupação Lanceiros Negros, iniciativa que contribuiu com as retomadas Xokleng, no município gaúcho de São Francisco de Paula, e Guarani Mbya em Maquiné.

A Polícia Federal deve conduzir as investigações para saber sobre sua morte. A luta aguerrida e justa de Merong incomodava muito a Vale S/A, policiais e outras pessoas cúmplices das relações sociais escravocratas do capitalismo.

 

QUEM MATOU MERONG?

O cacique Merong dia 25/02/24 nos disse que diante das injustiças sociais há muitos jovens brasileiros suicidando, mas “eu sou jovem, mas jamais suicidarei”. Merong disse várias vezes: “Se me matarem na luta, me transformarei em adubo para fazer germinar mais lutas pelos direitos indígenas para retomarmos nossos Territórios. A mineradora Vale S/A só destrói Brumadinho, Minas Gerais e o estado do Pará. Para a Retomada Kamakã Mongoió, aqui em Brumadinho, fomos e somos guiados pelo Grande Espírito. Se me tombarem na luta, quero ser plantado no nosso Território Kamakã.”

 

Nós, do Centro de Documentação Eloy Ferreira (CEDEFES) e Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG), rendemos a ele nossa justa Homenagem! Que os Encantados deem força à sua família e seus parentes. Cacique Merong! PRESENTE! PRESENTE! PRESENTE! Cacique Merong, mas um mártir da luta dos Povos Indígenas no Brasil.

 

Belo Horizonte, MG, 05 de março de 2024.

 

Assinam esta Nota:

Centro de Documentação Eloy Ferreira (CEDEFES)

e Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG)

 

Print Friendly, PDF & Email