Julgamento da reintegração de posse do acampamento Quilombo Campo Grande.

11/07/2019

Marilda Quintino Magalhães

No dia 11 de julho 2019 o Cedefes esteve presente no julgamento da reintegração de posse do acampamento Quilombo Campo Grande.

“O juiz Luciano Pinto, junto com a turma de desembargadores do TJ-MG, decidiu a favor das 450 famílias do acampamento Quilombo Campo Grande. Eles consideraram que a empresa falida Cápia já havia desistido de qualquer liminar de despejo numa audiência de conciliação realizada anos atrás, como estava no processo” (Maíra – Coordenadora Estadual de Produção do MST).

De acordo com informações repassadas por Maíra, coordenadora estadual de produção do MST, no dia do julgamento da reintegração de posse estiveram presentes 6 ônibus em frente ao TJMG.

O Acampamento Quilombo Campo Grande, no município de Campo do Meio em Minas Gerais (MG) foi construído há 21 anos e tem hoje 450 famílias que produzem café, milho, feijão, mandioca, amendoim, goiaba, ervas medicinais, hortaliças. Em 2018 foram produzidas 8,5 mil sacas de café (Douglas Mansur, 2019).

Os acampados produzem café agroecológico e café orgânico certificado. No acampamento há aproximadamente 2000 pessoas, as quais produzem alimentos saudáveis e sem veneno para a população!.

Sobre a situação atual de educação, Tani Rose, ex conselheira do CONSEA-MG e atual Secretária de Educação de Alfenas, relata que a escola do acampamento foi fechada.

 

Crédito das fotos: Marilda Quintino

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email