Jornada de Mobilização contra alterações no Código Florestal se espalha por todo o Brasil

02/05/2011

A mobilização nacional contra o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) – que modifica e fragiliza o Código Florestal-, realizada na quinta-feira, dia 28, nas cidades de Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Piracicaba (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro e Volta Redonda (RJ), vai prosseguir com novos eventos e locais entre os dias 12 e 22 de maio. O objetivo é exercer pressão direta sobre parlamentares em seus domicílios eleitorais, com o apoio de organizações locais, para que não aprovem o substitutivo de Aldo Rebelo da forma como foi votado pela comissão especial no ano passado.

O movimento, liderado pela coalizão SOS Florestas, é formado por ONGs, entidades da sociedade civil e indivíduos contrários ao substitutivo de Rebelo, que enfraquece as leis que protegem as florestas e outras áreas naturais no país, como o Cerrado e a Caatinga. A proposta também incentiva a ocupação de áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios, abrindo espaço para mais tragédias em centros urbanos, como enchentes e deslizamentos de terra. Na prática, essa mudança da legislação vai aumentar o desmatamento, provocando maior emissão de gases do efeito estufa e acarretando problemas no abastecimento de água nas áreas urbanas.

”Esta jornada mostra que as discussões em torno da proposta de alteração do Código Florestal não se trata de uma briga entre ruralistas e ambientalistas. A sociedade brasileira está preocupada com as consequências dessa mudança nas nossas florestas e nas nossas vidas”, afirma Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

Como funciona

Será lançada, no site do SOS Florestas (acesse aqui) uma plataforma online para o público aderir à iniciativa. A ferramenta disponibilizará materiais da campanha, como vídeos, cartilhas, petições e sugestões de atividades. O público-alvo são escolas, faculdades, centros comunitários e movimentos sociais.

O trabalho será feito de forma articulada com a Frente Parlamentar Ambientalista e estimulará a participação de indivíduos, descentralizando a campanha e aumentando o espaço de debate sobre o futuro das florestas e das cidades brasileiras.

Calendário de atividades

DATA – ATIVIDADE – LOCAL

  • 5/05 – Aquecimento para Jornada nacional de mobilização –Eventos em todas as regiões do país.
  • 11/05 – Missa ecumênica pelas florestas – São Paulo, na Catedral da Sé
  • 12 a 21/05 – Jornada nacional de mobilização, com eventos em 24 cidades
  • 22/05 – Grande ato no Viva a Mata – São Paulo, no Parque do Ibirapuera
  • 25/05 Solenidade Frente Parlamentar Ambientalista – Dia da Mata Atlântica e Código Florestal, em Brasília
  • 27/05 – Dia da Mata Atlântica – Cidades e entidades da Rede Mata Atlântica
  • 5/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente

Para mais informações sobre como participar da mobilização e acompanhar a agenda de mobilizações acesse o site www.sosflorestas.com.br

Print Friendly, PDF & Email