Jongo e Caxambu são temas de palestra em Vitória/ES

22/10/2013

Nos tempos de escravidão, o Jongo ou Caxambu era dançado pelos negros que trabalhavam nas plantações de café do Vale do Paraíba, entre São Paulo e Rio, e nas fazendas do sul de Minas Gerais e Espírito Santo. A dança acontece tradicionalmente à noite, celebrando o 13 de maio ou integrando as festividades religiosas, através de imagens metafóricas, os jongueiros “conversam” entre si, encadeando os versos.

Para debater essa manifestação cultural de percussão de tambores, canto e dança, trazida ao Brasil pelos trabalhadores escravizados de origem bantu, a Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP), promove no próximo dia 23 de outubro, às 18h, no Teatro Universitário da  Universidade Federal do Espírito Santo, Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES),  a palestra “Jongos e Caxambus, interfaces entre religiosidade e cultura afro-brasileira no Espírito Santo”.

Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio

O evento integra o projeto “Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio” e é organizado pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da FCP, visa chamar a atenção para o cumprimento da Lei 10.639/2003,que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação.

As palestras do Ciclo de Palestras serão compiladas em livros que se juntam à “Coleção Conheça Mais”, que já discutiu Candomblé, Umbanda, Capoeira, Gastronomia afro-brasileira, entre outro temas.

As obras devem ser distribuídas nas escolas e bibliotecas brasileiras a fim de oferecer aos estudantes, conteúdos do patrimônio cultural afro-brasileiro que trazem à pauta a construção coletiva historicamente vivenciada por descendentes de negros e negras do continente considerado berço da humanidade, de uma forma concisa e contextualizada.

As próximas cidades a receberem o Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio são: Goiânia (08 de novembro), Brasília (11 de novembro) e Recife (26 de novembro).

Serviço
Palestra: Jongos e Caxambus: interfaces entre religiosidade e cultura afro-brasileira no Espírito Santo

Dia: 23/10

Horário: 18h às 22h

Palestrantes: Profª.Dra. Cleyde Rodrigues Amorim (UFES) e Prof. Dr. Osvaldo Martins de Oliveira (UFES)

Local: Teatro Universitário – Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras).

Print Friendly, PDF & Email