João Antonio de Paula faz palestra sobre Belo Horizonte no Espaço TIM UFMG do Conhecimento

26/10/2011

Para além da cidade real, de pedra e cal, existe a cidade dos sonhos de seus habitantes. E são esses sonhos que mantêm a cidade real em permanente construção. Essa é a tese inicial da palestra que o professor da UFMG João Antônio de Paula fará na edição de sábado, 29, do evento Café com Conhecimento, a ser realizado no Espaço TIM UFMG do Conhecimento, às 11h.

João Antonio de Paula, que é pró-reitor de Planejamento, falará sobre o tema Todas as cidades: a cidade – Belo Horizonte. Segundo ele, manter viva a memória afetiva e imaginária que moradores e moradoras trazem de sua cidade é uma tarefa da qual não se pode recuar.

Com o objetivo de contribuir para o resgate da memória da cidade, o professor ministra a palestra usando a literatura e a história como suportes. “Por meio da literatura e da história, se consegue descobrir o espírito da cidade”, assegura. De acordo com ele, Belo Horizonte foi favorecida por uma rica cobertura literária que abarca desde o início de sua história.

“O primeiro livro a se referir à cidade foi A capital, de Avelino Fóscolo, de 1902. Depois viriam outras obras que se tornariam fundamentais para a história de BH, como O Clube dos Grafômanos, de Eduardo Frieiro, dos anos 1920. Nos anos 1930, O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, faz referência a um funcionário público vivendo a descoberta do amor.”

O roteiro literário sobre Belo Horizonte organizado pelo professor da faculdade de Ciências Econômicas inclui também O encontro marcado, de Fernando Sabino, publicado em 1956, A festa, de Ivan Angelo, da década de 1960, e O altar das montanhas, de 1990, publicado por Jaime do Prado Gouveia.

Cidade sintetiza vida social

Com trânsito na História, Economia e Filosofia, João Antônio de Paula é doutor em História Econômica e mestre em Economia. Tem a cidade como um de seus temas de pesquisa há alguns anos. A escolha desse objeto de estudo é motivada pela capacidade da cidade de sintetizar a vida social. “Como dizia Werner Jaeger (filósofo alemão), descrever a cidade grega é descrever o mundo grego na sua totalidade.”

Ainda sobre a palestra do próximo sábado, o professor reforça que a plateia pode se surpreender com informações inéditas sobre Belo Horizonte. “Procuro sempre mostrar algo novo em alguma apresentação. Acho que a curiosidade das pessoas merece ser atendida”, finaliza.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos tecnológicos, lúdicos e interativos. Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento conta com a parceria do Governo de Minas e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

O Café com Conhecimento acontece no Califórnia Coffee, andar térreo do Espaço, que fica Praça da Liberdade s/nº – Alameda da Educação. BH / MG

Print Friendly, PDF & Email