Irmãs Sacramentinas visitam Cedefes

05/12/2017

As irmãs Sacramentinas Cacilda, Cidinha, Creuza, Maria Helena e Penha visitaram o Cedefes em 05 de dezembro de 2017. Da parte do Cedefes estiveram presentes: Bete, Leda, Regina e Rosana e o Luiz, atrás da câmera.

Na ocasião, as irmãs visitaram todas as dependências do Cedefes e tiveram informações sobre os trabalhos que a entidade vem desenvolvendo nos últimos 10 anos juntos às Comunidades Quilombolas, Etnias Indígena e Assentados da Reforma Agrária.

Na oportunidade, Leda Benevello, sócia do Cedefes há mais de 20 anos, fez uma explanação histórica, iniciando à época da fundação do Cedefes, em 1985, no município de Contagem-MG até os dias atuais, ressaltando o compromisso da instituição com a justiça social e os direitos humanos.

A Congregação das Irmãs Sacramentinas cede, em forma de comodato, o espaço ocupado pelo Cedefes desde 2008. Na oportunidade, Irmã Maria Helena relembrou a época em que o Cedefes publicou uma carta, dirigida às várias congregações religiosas, solicitando parceria para abrigar a entidade. Leda fez um resgate da criação do Cedefes. Devido à sensibilidade das freiras Sacramentinas, o Cedefes tem a tranquilidade de guardar seu acervo em lugar seguro e acessível.

Durante a Roda de Conversa foram servidos linguiça defumada oriundos da Comunidade Quilombola de São Félix – Cantagalo – MG, acompanhados de cafezinho e pão de queijo.

Houve troca de presentes, em que as irmãs presentearam com um panetone a equipe do Cedefes. E este, presenteou às irmãs com uma rapadura, cuja produção é de origem das comunidades quilombolas do Alto Rio Doce.

 

Print Friendly, PDF & Email