Injustiça socioambiental em plena pandemia no Vale das Cancelas. Vale do Jequitinhonha/ MG.

28/05/2020

URGENTE – Com autorização judicial confusa, PMMG faz imissão de posse em território tradicional em plena Pandemia. Mantiqueira criminaliza e age contra comunidades tradicionais

*Fonte da Foto

A PMMG está, neste momento, dia 28 de maio de 2020, no Vale das Cancelas, distrito de Grão Mogol/MG, cumprindo ordem de imissão de posse em favor da empresa Mantiqueira Transmissora de Energia S/A, do grupo Brookfield, dentro do território tradicional das comunidades geraizeiras. A Mantiqueira não respeita os direitos das comunidades e ainda, criminaliza os povos.

 O conflito se arrasta desde 2018, dado que a empresa não identificou os geraizeiros em seu estudo de impacto ambiental e não possui autorização das comunidades para entrar no território. Nos últimos meses a situação se intensificou, quando a empresa fez sucessivas tentativas de realizar as obras em uma área do território utilizando uma autorização judicial relativa a outro local, fornecida em 2018 e que estava suspensa pela justiça desde meados de março/2020. 

Não obstante, contrariando orientação do IBAMA de manter paralisadas as obras dentro do território, as recomendações dos órgãos de saúde e do MPF sobre a importância de se evitar a presença de pessoas estranhas aos territórios tradicionais durante a pandemia da COVID-19 e acatando a argumentação da empresa sem ouvir as comunidades, o Juiz Reginaldo Palhares Júnior renovou a imissão de posse. Ocorre q a área identificada na imissão é diferente da área onde a ordem está sendo cumprida, além de ser contra uma empresa que não tem qualquer posse no local. As autoridades do Governo de Minas, responsáveis por mediar os conflitos entre comunidades e empresas estão cientes e nada fizeram até o momento.

Solicitamos que sejam tomadas medidas urgentes para evitar mais uma violação de direitos humanos contra as comunidades geraizeiras do Vale das Cancelas.

Comunidades Tradicionais Geraizeiras do Vale das Cancelas
Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB
Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra
Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva – CEDEFES

 

 

Print Friendly, PDF & Email