Indígenas do Brasil e exterior reúnem-se em Campo Grande

10/08/2011

Indígenas de Mato Grosso do Sul, de outros estados e países reúnem-se em Campo Grade, nos dias 15, 16 e 17 de agosto para discutir a relação entre seus saberes tradicionais e a universidade.

O IV Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade será na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e terá participação de pesquisadores e representantes indígenas dos estados do Alagoas, Amazonas, Roraima, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Também confirmaram presença delegações do Equador, Paraguai, Bolívia e Colômbia. Realizado pelo projeto Rede de Saberes, o seminário já tem mais de 300 inscritos.

O foco do evento são os acadêmicos indígenas do estado, que aproveitam para realizar durante o dia 15 o V Encontro de Acadêmicos Indígenas de MS. Já nos dias 18 e 19 eles participam do II Fórum de Discussão sobre Inclusão Digital nas Aldeias (Fida), também realizado pelo Rede de Saberes.

Segundo estimativa do projeto Rede de Saberes há mais de 600 indígenas nas universidades de MS e cresce o número de índios que fazem mestrado e doutorado. Mesmo enfrentando preconceitos e problemas já conhecidos nas aldeias os índios de MS chegam às universidades e buscam por melhor capacitação. Estão cada vez mais se interessando e tendo acesso às novas tecnologias, que são ferramentas para mostrar quem realmente são e quebrar estereótipos.

Sobre o projeto Rede de Saberes

O Projeto Rede de Saberes apoia a permanência de indígenas no ensino superior, atuando por meio de parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UFMS). Porém, acadêmicos das outras universidades do estado também participam dos eventos promovidos pelo Rede de Saberes, que alcança assim mais de 600 indígenas universitários em MS. O Rede de Saberes estimula e orienta a iniciação científica, têm laboratórios de informática, oferece cursos de extensão, monitorias e auxilia na cópia e impressão de material. O coordenador geral é o professor da UCDB, Doutor em História, Antonio Brand.

 

Sugestão de fontes:

Antonio Brand

Historiador, coordenador do Rede de Saberes.

 

Gérsem José dos Santos Luciano

Coordenador Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação (MEC) e Diretor-Presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (CINEP). É índio da etnia Baniwá, do Amazonas, faz doutorado em Antropologia na Universidade de Brasília (UnB).

 

Tonico Benites

Consultor do Ministério da Educação (MEC) para educação indígena. É índio Guarani Kaiowá. Faz doutorado em Antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 
CONTATO
Caroline Maldonado
(67) 3312-3590
(67) 9945-9895
Print Friendly, PDF & Email