Imóvel de indígenas venezuelanos é vistoriado pela Prefeitura e pela Polícia Federal em Uberaba

02/12/2021

Por g1 Triângulo e Alto Paranaíba — Uberaba

Fonte:https://g1.globo.com/google/amp/mg/triangulo-mineiro/noticia/2021/12/02/imovel-de-indigenas-venezuelanos-e-vistoriado-pela-prefeitura-e-pela-policia-federal-em-uberaba.ghtml

Conforme verificado pela polícia, a maioria está em situação regular; ação ocorreu após reunião sobre o atendimento a estrangeiros.


Polícia Federal e Seds vistoriam residência de indígenas venezuelanos em Uberaba — Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação
Polícia Federal e Seds vistoriam residência de indígenas venezuelanos em Uberaba — Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação

Uma ação para verificar a condição de estrangeiros em situação de vulnerabilidade social em Uberaba foi realizada no Bairro Alfredo Freire, na tarde da última terça-feira (30). A vistoria foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com a Polícia Federal (PF).

O grupo visitou uma moradia onde residem venezuelanos indígenas, acolhidos pelo Projeto Ágape — uma iniciativa de acolhimento a imigrantes. Conforme verificado pela PF, a maioria está em situação regular.

Projeto oferece oportunidades para estrangeiros refugiados em Uberaba

Durante a abordagem, o líder da comunidade indígena manifestou interesse em ir para o Estado do Pará, onde estão familiares.

 

“A Seds fará contato com a assistência social da cidade de destino para averiguar a condição de atendimento e as diretrizes do município local, com foco no bem-estar dos venezuelanos”, explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi.

A ação ocorreu após uma reunião sobre o atendimento a estrangeiros, realizada entre membros do Governo Municipal, Ministério Público, PF e outros órgãos. No encontro, sediado na última semana, foi acordada a criação de um grupo intersetorial, com foco no estabelecimento de uma política municipal para imigrantes e refugiados, a ser formalizada em publicação no Diário Oficial do Município.

Ainda durante essa reunião, ficou definida a elaboração de diagnóstico dessas populações. A iniciativa será conduzida pela Seds, a partir das informações colhidas durante a vistoria.

Uma audiência pública para discutir a situação dos imigrantes já havia sido realizada no dia 19 de agosto. Na data, o encontro havia sido solicitado à presidência do Legislativo pela vereadora Rochelle (PP).

Indígenas venezuelanos vivem em condição precária em ruas de Uberaba

Print Friendly, PDF & Email