III Encontro Nacional de Agroecologia

06/05/2014

O III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) ocorrerá entre os dias 16 e 19 de maio de 2014 no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro (BA).  Reunirá 2.000 pessoas de todos os estados do Brasil e diretamente envolvidas na construção da agroecologia, sendo 70% agricultores familiares, camponeses, povos e comunidades tradicionais e pelo menos 50% mulheres.

O III ENA é promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), uma rede nacional composta por organizações, redes regionais e movimentos sociais de abrangência nacional e regional. Ancorada no princípio da “unidade na diversidade”, a ANA tem como objetivo construir convergências políticas e uma expressão pública unitária em torno a um projeto de transformação do mundo rural brasileiro fundado na defesa da agricultura familiar camponesa e dos povos e comunidades tradicionais em suas múltiplas expressões e identidades.

O III ENA tem como objetivo central aumentar a coesão política e a expressão pública do campo agroecológico brasileiro. Para tanto, está organizado para dar respostas à seguinte questão: “Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?” Exemplos concretos previamente sistematizados por participantes do III ENA em suas regiões de origem serão a base para o debate em torno a essa questão. Diversas etapas preparatórias integram o processo preparatório do Encontro, principalmente as Caravanas Agroecológicas e Culturais realizadas em 14 territórios em todo o país, envolvendo mais de 2,5 mil pessoas. Divididas por rotas, as visitas às experiências promoveram uma troca de saberes intensa entre as/os agricultoras/es, técnicas/os, estudantes, gestores públicos, dentre outros.

Contexto de realização do III ENA
Como oportunidades para a realização de balanços e sínteses coletivas sobre os avanços e desafios do campo agroecológico brasileiro, os Encontros Nacionais de Agroecologia (ENAs) têm exercido papel determinante na afirmação política dos diversificados segmentos da sociedade identificados com a alternativa agroecológica que se constrói de forma descentralizada em todo Brasil.

Em sua trajetória, que teve início no I ENA, realizado em 2002, no Rio de Janeiro, a ANA teceu alianças estratégicas com organizações, redes e movimentos que igualmente lutam pela democratização e pela sustentabilidade da sociedade. Dessa iniciativa surgiu o processo “Diálogos e Convergências”, uma dinâmica interativa de caráter permanente que vem permitindo o fortalecimento e o enriquecimento recíproco de redes nacionais constituídas a partir das perspectivas da agroecologia, da soberania e segurança alimentar e nutricional, da economia solidária, da saúde coletiva, da justiça ambiental e do feminismo.

O III ENA terá lugar numa conjuntura marcada por grandes contradições. Por um lado, assistimos à reafirmação do agronegócio e sua dinâmica expansiva sobre territórios ocupados pela agricultura familiar e pelos povos indígenas e comunidades tradicionais. A violação de direitos territoriais também se manifesta com a implantação de grandes obras de infraestrutura que pavimentam o projeto de desenvolvimento econômico calcado no extrativismo predatório de bens naturais. Por outro lado, o atual contexto é também marcado pelo adensamento político do campo agroecológico e pela crescente afirmação de suas proposições perante a sociedade. Esse adensamento se expressa tanto na multiplicação e crescente visibilidade pública das experiências agroecológicas, quanto na institucionalização da perspectiva agroecológica em políticas e programas executados por órgãos públicos das três esferas da Federação.

A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO) estão sendo construídos nesse contexto de contradições como uma conquista resultante da capacidade de afirmação da proposta agroecológica pelas organizações e movimentos integrados à ANA. O III ENA será uma oportunidade ímpar para que as medidas previstas no Planapo sejam divulgadas e debatidas. Essa será uma condição essencial para que o monitoramento da execução do Plano mobilize a ativa participação de organizações da ANA a partir das regiões/territórios em que atuam. Em outras palavras, o III ENA criará as condições para a atualização de nossas proposições para o mundo rural brasileiro e de reafirmação de nossa concepção de “Brasil Agroecológico”.

Também no plano internacional a agroecologia vem ganhando crescente reconhecimento social e político. Diversos documentos oficiais editados recentemente indicam o enfoque agroecológico como a única alternativa capaz de enfrentar estruturalmente as múltiplas dimensões da crise civilizatória que se aprofunda como resultado de padrões de desenvolvimento ambientalmente insustentáveis e socialmente excludentes. Considerando-se que o III ENA se realiza no Ano Internacional da Agricultura Familiar, o Encontro será uma oportunidade para demonstrar que as múltiplas funções positivas que a Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (como o ano foi consagrado no Brasil) só poderão ser mantidas e desenvolvidas a partir do emprego da agroecologia como enfoque para o desenvolvimento dos sistemas agroalimentares e para a gestão dos bens naturais pelas populações rurais.

Portanto, frente ao contexto de fortalecimento da hegemonia do agronegócio, nos encontramos em um momento oportuno para o adensamento das forças sociais que militam em defesa da agroecologia como alternativa viável e necessária, não apenas para o mundo rural, mas também para o conjunto da sociedade. Ao final do evento será entregue aos representantes do governo uma carta política sobre as discussões nas atividades e demandas do movimento agroecológico.

programação conta com a realização de seminários temáticos, oficinas autogestionadas, plenárias, manifestações culturais, atos públicos, dentre outras atividades. A Feira de Sabores e Sabores será aberta ao público, e ficará no centro das instalações com produtos agroecológicos dos/as agricultores/as familiares e povos tradicionais, sementes, artesanatos, pinturas, vídeos, publicações, fotografias, entre outros, além de muita música, poesias e intervenções artísticas.

 

Participação no III ENA
Os participantes no III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) deverão necessariamente estar inscritos nas delegações compostas nos estados ou nas delegações organizadas pelas redes, organizações e movimentos sociais que compõem a coordenação da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) ou que sejam parceiras no Processo Diálogos e Convergências. Não haverá abertura de inscrições avulsas, pois a estrutura prevista é capaz de atender adequadamente a 2.000 pessoas. O III ENA é direcionado especialmente a agricultores (as) envolvidos nas experiências em agroecologia, bem como a membros das organizações vinculadas à ANA. Para obter mais informações sobre a composição das delegações estaduais, segue a relação das pessoas nos estados designadas para coordenar essa atividade.

A Feira de Saberes e Sabores é aberta ao público.

RUMO AO III ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA!
POR UM BRASIL AGROECOLÓGICO!

Print Friendly, PDF & Email