II Seminário Internacional Novas Territorialidades e Desenvolvimento Sustentável

12/12/2011

O II Seminário Internacional Novas Territorialidades e Desenvolvimento Sustentável integra as atividades do projeto Novas Territorialidades e Desenvolvimento Sustentável, aprovado pela Chamada Pública 001/2010 – Cátedras para o Desenvolvimento do IPEA/CAPES, sob a coordenação da Profª Drª Vitória Régia Fernandes Gehlen, e como patrono o Prof. Dr. Manuel Correia de Andrade.
 
O projeto propõe o desenvolvimento e incentivo de pesquisa interdisciplinar e pretende
contribuir para o debate teórico-metodológico relacionado às novas territorialidades e ao desenvolvimento sustentável. Nesta edição o seminário reúne palestrantes especialistas sobre políticas públicas socioambientais, precarização do trabalho, relações sociais de gênero no rural, racionalidade ambiental, interdisciplinaridade, riscos e conflitos socioambientais. Além disso, foram estabelecidos Grupos de Trabalho compostos dos artigos enviados pelos participantes:
 
GT 01 – Gênero, Raça, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável no Rural
GT 02 – Interligações rural-urbano.
GT 03 – Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial Rural
GT 04 – Vulnerabilidade, risco e desastres socioambientais no rural
GT 05 – Conflitos Socioambientais no rural
GT 06 – Segurança Alimentar, Agricultura Familiar e Pluriatividade no Território
GT 07 – Recursos Hídricos e desenvolvimento rural
GT 08 – Educação Ambiental, Ética e Identidade Cultural no mundo rural
 
Dentre as atividades prévias ao evento, destaca-se o no dia 2 de maio o mini-curso de 4 horas sobre Racionalidade Ambiental, ministrado pelo idealizador dessa abordagem, Profº Enrique Leff. Os participantes de mini-curso receberão certificado de participação específico.

 

Print Friendly, PDF & Email