II Encontro Nacional de Clubes Sociais Negros

27/01/2010

Reconhecidos pela Secretaria de Promoção e Políticas de Igualdade Racial (Seppir) em 2005 como importantes pólos de preservação da memória afro-descendente, os chamados clubes sociais negros promovem, sexta e sábado próximos, seu 2º encontro nacional, em Sabará (MG).
A ação é capitaneada pela Comissão Nacional dos Clubes Sociais Negros, criada durante um primeiro encontro, em 2005, em Santa Maria (RS), quando foi redigido um documento, chamado “Carta de Santa Maria”, priorizando 15 eixos estratégicos para se conhecer a realidade dessas entidades, além de estruturá-las juridicamente.

São considerados clubes sociais negros os espaços associativos originários da necessidade de convívio social do grupo étnico afro-brasileiro, voluntariamente constituídos e com caráter beneficente, recreativo e cultural, com sede própria, o que engloba remanescentes de quilombos, centros religiosos, grupos de afoxé, blocos afro e escolas de samba, entre outros.

A secretária municipal de desenvolvimento social de Sabará e representante da comissão nacional dos clubes sociais negros em Minas Gerais, Kelly Cardozo, adianta que o 2º encontro nacional vai receber integrantes dos cinco Estados mapeados (MG, SP, SC, RJ e RG), o que totaliza cerca de 90 entidades. “Nosso objetivo, agora, é legalizar esse movimento, já que muitos clubes ainda não têm CNPJ, e também iniciar cursos de gestão, eleger uma nova comissão nacional e apresentar um projeto de memória”, diz.

Ela destaca que, a partir desse segundo encontro, cuja programação prevê debates e conferências com a presença do ministro Edson Santos, da Seppir, e Zulu Araújo, presidente da Fundação Palmares, entre outros, haverá um mapeamento mais detalhado dessas entidades em Minas.

Agenda
O Que: 2º Encontro Nacional dos Clubes Sociais Negros
Quando: dias 29 e 30, sexta e sábado
Onde: Clube Mundo Velho (rua Marques de Sapucaí, 389, centro de Sabará)
Quanto: entrada franca

Associações
Clubes sociais negros reconhecidos no Estado*
Clube Mundo Velho, de Sabará
Clube Social Sorriso, de Mariana
Clube Tutubas, de Leopoldina
Clube Chico Rei, de Poços de Caldas
* Todos nasceram como agremiações de Carnaval

Print Friendly, PDF & Email