II Edição Prêmio Jovem Quilombola Inovador vai premiar 30 iniciativas com o valor de 18 mil reais cada

22/08/2023

Fonte:https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/ii-edicao-premio-jovem-quilombola-inovador-vai-premiar-30-inciativas-com-o-valor-de-18-mil-reais-cada

II EDIÇÃO PRÊMIO JOVEM QUILOMBOLA INOVADOR VAI PREMIAR 30 INCIATIVAS COM O VALOR DE 18 MIL REAIS CADA

Fundação Cultural Palmares (FCP) lança nesta quarta-feira, 23 de agosto de 2023, as inscrições para a II Edição Prêmio Jovens Quilombola Inovador, que tem como objetivo selecionar 30 (trinta) projetos realizados por alunos quilombolas e impulsionar a criatividade acadêmica de graduação de discentes de comunidades remanescentes de quilombo, certificadas pela instituição valor individual bruto de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) cada. Os estudantes devem ser beneficiados pelo programa Bolsa Permanência, matriculados no período de 1° de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2022.

Conforme consta no edital, os projetos apresentados deverão estar voltados à melhoria das condições de vida e ao etnodesenvolvimento das comunidades quilombolas, com temas vinculados ao uso tradicional da biodiversidade, da inovação e tecnologia sustentáveis, manifestações culturais afro-brasileiras, etnoturismo, empreendedorismo autogestionados e projetos pedagógicos de entidade quilombola.

A FCP propõe, por meio deste edital, impulsionar a futura aplicação prática voltada para o desenvolvimento e melhoria de vida das Comunidades Quilombolas. Além disso, busca incentivar a implementação de negócios agregados às iniciativas propostas, mapeamento e identificação de inovações tecnologia sustentáveis para comunidades quilombolas, das manifestações culturais afro-brasileiras, das potencialidades de etnoturismo e empreendimentos autogestionados coletivos passíveis de serem replicados, bem como projetos pedagógicos de identidade quilombola para multiplicação nas demais comunidades em todo o território nacional.

O concurso terá três fases. A primeira será a de inscrição, a qual os participantes deverão fornecer seus dados pessoais, bem como a ideia principal de seu projeto. Nela, conterá ainda a fase de habilitação na qual serão verificados os documentos enviados.

A segunda, de classificação etapa de análise e avaliação das iniciativas, classificatória e eliminatória, às quais serão submetidas notas somente aos candidatos habilitados na etapa anterior. E a última, de premiação e recebimento do prêmio.

Os candidatos deverão preencher todos os campos obrigatórios do formulário de inscrição, onde haverá campos específicos em que deverá preencher informações e anexar em formato jpeg ou pdf. A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo Formulário do Google Forms, por meio do link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/1vBEpxPA0ks_xZmY6KJurWTwqwDx6A-wWn8LKHCB26x4/edit

A proposta do Prêmio Jovem Quilombola Inovador vem trazer o incentivo necessário para que jovens de comunidades quilombolas possam protagonizar seu próprio desenvolvimento, saberes, cultura e se autorreconhecerem como intituladores e reconheceres nas pesquisas científicas as potencialidades de seu patrimônio afro-brasileiros.

Por Fundação Cultural Palmares.

Print Friendly, PDF & Email