II Assembléia Indígena do Rio Grande do Norte

22/11/2011

Será realizada entre os dias 22 a 23 de novembro, a II Assembléia Indígena do Rio Grande do Norte. O objetivo do evento é avaliar os avanços da I Assembléia, realizada em 2009 e também incorporar o planejamento das ações para o ano de 2012, da recém-criada Coordenação Técnica Local da Fundação Nacional do Índio (CTL/Funai) em Natal/RN, envolvendo parceiros que apóiam a questão indígena no estado.

Durante o encontro, também será realizado o planejamento da Microrregional da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME). Além dos planejamentos, os indígenas participarão de diálogos a respeito do Decreto n°7.056, de 28 de dezembro de 2009, que trata da reestruturação da Funai.

No período de 07 a 11 deste mês, a Funai em parceria com a APOINME, promoveram reuniões e mobilizações junto às comunidades indígenas no estado para participação na II Assembléia. Foram escolhidos para participar do evento, 30 representantes que vivem nas seguintes comunidades: Caboclos do Açu e Banguê, em Açu/RN, Mendonça do Amarelão, em João Câmara/RN, Eleotérios do Catu, em Canguaretama/RN e Goianinha/RN, Sagi/Trabanda, em Baía Formosa/RN.

Segundo o coordenador da CTL em Natal/RN, Martinho Andrade, a assembléia indígena é um espaço que contribui para a garantia de direitos dos grupos indígenas, que habitam nas comunidades situadas em diversos municípios da região, atualmente com uma população superior a 2.500 indígenas (IBGE, 2010).

A II Assembléia será realizada na Casa de Cultura Popular Palácio Antônio Bento em Natal/RN.

Print Friendly, PDF & Email