I Encontro de Pajé e a celebração da X Festa Indígena na Aldeia Geru Tucunã Pataxó, no município de Açucena, MG

20/04/2023

Frei Gilvander Moreira - CPT/ MG

Fonte:https://www.cptmg.org.br/portal/i-encontro-de-paje-e-a-celebracao-da-x-festa-indigena-na-aldeia-geru-tucuna-pataxo-no-municipio-de-acucena-mg/

 

I Encontro de Pajé e a celebração da X Festa Indígena na Aldeia Geru Tucunã Pataxó, no município de Açucena, MG. Fotos: Arquivo da CPT-MG

 

Como parte do Abril Indígena de 2023, dias 12, 13 e 14 de abril 2023, aconteceu na Aldeia Geru Tucunã Pataxó, no município de Açucena, MG, no Vale do Rio Doce, o I Encontro de Pajé e a celebração da X Festa Indígena.

No dia 12 foi a chegada dos parentes e no dia 13 foi o Encontro dos Anciãos, com a participação da Pajé Jassanã da Aldeia Velha (Arraial da Judá/ BA) e dos Povos Indígenas Pataxó da Aldeia Geru Tucunã (de Açucena); Kiriri, de Caldas, no sul de MG; Xucuru-Kariri, de Presidente Olegário, no Alto Paranaíba, em MG; e do Povo Pataxó da Aldeia Imbiruçu e Sede, de Carmésia, MG.

Foi uma troca de experiências entre os Anciãos sobre a importância da espiritualidade e do conhecimento das ervas medicinais. A Participação de Giselma Xucuru-Kariri, representante da microrregião das mulheres na APOIMNHE, teve momento de conversa com as mulheres para discutir o fortalecimento do Movimento Indígena em Minas Gerais, a participação das mulheres, e a importância de retomar encontros para reuni-las.

No dia 14 foi realizado a X Festa Indígena aberta ao público em geral com rituais, danças, cânticos e cerimônia de casamento com objetivo de levar à sociedade, escolas e universidade a importância da conscientização, do respeito e da valorização da cultura e da mística indígena. Descontextualizar tem sido um grave equívoco da verdadeira história dos Povos Indígenas em nosso país. O evento só foi realizado com o apoio de parceiros, entidades e as contribuições via PIX para Associação Indígena Gerú Tucunã Pataxó. Continuamos na luta e resistência para a conquista no nosso território.

Print Friendly, PDF & Email