Boacé Uchô, na língua do povo Puri, ao qual pertence a historiadora, escritora e ilustradora Aline Rochedo Pachamama, significa “Palavra-terra”, “Palavra que pulsa”. Este é o nome do seu livro cujo lançamento acontecerá na próxima terça-feira, dia 7, às 19h. Em tempos de isolamento social, o evento será virtual no canal do Youtube da Pachamama Editora.

“Sou mulher originária, seguindo a herança vinda de minha mãe”, declara a autora, que também é doutora em História Cultural pela UFRRJ e mestre em História Social pela UFF. Idealizadora da Pachamama Editora, formada por mulheres, Aline atua em movimentos dos Povos Originários e causas ambientais.

  – A percepção da palavra viva, que brota da terra, conheci por meio das falas das minhas e meus ancestrais. Tal informação chegou a mim porque, apesar da violência simbólica de uma história escrita na matriz colonizadora, a história oral dos Povos Originários persiste – explicou a escritora. Segundo ela, para honrar a história de seus antepassados, o livro registra o relato de vários representantes do povo Puri da região da Serra da Mantiqueira.

Aline pretende que o livro seja um documento histórico que possibilite questionamentos em relação a registros que expõem a não existência do Povo Puri. Os remanescentes ouvidos são oriundos dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerias. Na região de Visconde de Mauá, a historiadora conversou com Teresinha Puri – artesã e benzedeira; Dorinha Puri e Carminha Puri, artesãs, irmãs, que vivem no Lote 10; e com Benedito Pereira, de Campo Alegre. Na Vila da Fumaça, entrevistou Francisco Donizete.

Em Mirantão, Minas Gerais, conversou com Ana Rita e Dona Donga. Nas cidades do sul de Minas Gerais, Jecy Puri, de Alfenas, e Otávio Augusto, de Conceição do Rio Verde. Na serra do Brigadeiro, com Neném Puri e Adailton Santos. Também há entrevistas com amigos e apoiadores da causa Puri na região.

 

Espaço Memória

No livro também é apresentada a proposta de construção de um espaço de memória em Visconde de Mauá, que lembre e reforce a presença Puri na região da Mantiqueira. Ele será destinado a encontros para expressão da oralidade, estudo da língua e exposição da arte e cultura Puri, dentre outras atividades. Aline informa que está em adiantada negociação a construção desse espaço no interior do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS).

Serviço: Lançamento do livro Boacé Uchô

Data: dia 7 de julho, terça-feira

Hora: 19h00

Como: Live no canal do Youtube da Pachamama Editora

Mais informações: Aline Rochedo Pachamama – whatsapp: (21) 98638-5080