História do Brasil é mostrada na Exposição Coleção Brasiliana Itaú em Belo Horizonte

18/07/2010

Está aberta à visitação na Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes, a exposição Coleção Brasiliana Itaú, com cerca de 300 itens – pinturas, aquarelas, desenhos, gravuras, mapas e livros – ligados à história do Brasil. A mostra, que tem curadoria de Pedro Corrêa do Lago e acaba de ser vista na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, é recorte de uma coleção privada cujo acervo atualmente conta com cerca de cinco mil peças, que abrangem desde pinturas do Brasil holandês até as primeiras edições dos mais conhecidos álbuns iconográficos produzidos durante o século XIX sobre o País, bem como livro de artistas ilustrados do século XX.
Uma sala especial é dedicada a imagens e livros referentes a Minas Gerais, como o raríssimo Erário Mineral. Destaque também para a exposição, pela primeira vez, do retrato de Dom Pedro II, ainda jovem, realizado por Rugendas em 1846, que acaba de ser adquirida diretamente da família real brasileira para o acervo do Itaú.
Dividida em núcleos, a mostra apresenta farta iconografia sobre o Brasil colonial por meio de mapas, livros, pinturas, gravuras, moedas e objetos, com especial enfoque no Brasil holandês. Outra parte fundamental da exposição é formada por um conjunto de quadros e gravuras dos viajantes e naturalistas, com ênfase na iconografia do Rio de Janeiro e de São Paulo, e nos álbuns de gravuras da fauna e flora brasileiras. Outras pinturas de importantes artistas viajantes também integram a seção, em aquarela ou em gravura do Rio de Janeiro e outras obras ligadas à família real portuguesa e imperial brasileira.
A última parte da exposição contém livros de grande relevância para a cultura brasileira, manuscritos de todos os governantes do País e documentos do período da escravidão. Também será apresentada uma coleção de livros na qual a obra dos principais artistas do Brasil se mescla ao texto de importantes escritores, resultando em obras raras e de grande beleza.
Serviço 
Evento: Coleção Brasiliana Itaú
Data: 11 de junho a primeiro de agosto
Local: Galeria Alberto da Veiga Guignard
Horário: terça a sábado: 09h30 às 21h; domingos: 16h às 21h
Classificação etária: livre
Valor: Entrada franca
Informações: (31)3236-7400
Print Friendly, PDF & Email