Há uma invasão evangélica com apoio da Funai para disseminar que a vacina é ‘obra do demônio’, denuncia liderança indígena

07/02/2021

Fonte:https://www.brasil247.com/brasil/ha-uma-invasao-evangelica-com-apoio-da-funai-para-disseminar-que-a-vacina-e-obra-do-demonio-denuncia-lideranca-indigena

A líder indígena Cristiane Julião Pankararu denunciou à TV 247 no programa Giro das 11 o horror pelo qual diversas comunidades dos povos originários estão passando. Pastores e líderes evangélicos radicais estão atuando nas reservas com apoio da Funai para desencorajar os indígenas a tomarem a vacina contra Covid. Assista

 

 

A líder indígena Cristiane Julião Pankararu denunciou no Giro das 11, da TV 247, o horror pelo qual diversas comunidades vêm passando durante a pandemia da Covid-19. Além de serem um dos grupos sociais mais afetados, ela denunciou o abuso praticado por grupos evangélicos e pela própria Funai, com pastores e líderes evangélicos pressionando os indígenas a não tomarem a vacina, com um discurso negacionista.

“A vacina está chegando aos territórios indígenas, mas está havendo uma invasão de pastores e líderes evangélicos nos territórios, com apoio da Funai, para disseminar a ideia de que a vacina é ‘uma obra do demônio’ e que os indígenas que tomarem irão morrer”, afirmou Cristiane.

Ela explicou como alguns pastores conseguem acesso aos territórios: “Há pastores que estão tendo entrada nos territórios indígenas com apoio da Funai e dizem que os indígenas estão sendo usados como cobaias, para experiência. Isso está acontecendo em todo o Brasil”, disse.

Cristiane Pankararu integra a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), a APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo), e o Coletivo Voz das Mulheres Indígenas.

A aldeira de Cristiane chama-se Brejo dos Padres e fica no baixo São Francisco, na tríplice fronteira com Alagoas e Bahia. Os municípios mais próximos são Delmiro Gouveia e Paulo Afonso. Há outros territórios do povo no médio São Francisco, em Pernambuco (na Área Indígena Pankararu e Terra Indígena Entre Serras), e no norte da Serra do Ramalho, no município de Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia (na Área Indígena Vargem Alegre). Há um grupo pankararu que mora na favela do Real Parque em São Paulo.

 

Print Friendly, PDF & Email