Grupo de 15 indígenas ocupa a área do bairro Taquaril, na zona rural de Caldas, após deixar aldeia Xucuru Kariri.

Novo aldeamento encontra novo local e busca regularização em Caldas

Um grupo de 15 indígenas da aldeia Xucuru Kariri ocupa a área do bairro Taquaril, na zona rural de Caldas, desde o último domingo. Eles estão dormindo em uma construção antiga e também em uma barraca. Segundo o grupo, que se denomina Xucuru Wakonã, a Funai já está ciente do novo aldeamento.

No novo local em Caldas, eles encontraram uma nascente de água, que é usada tanto para a preparação de alimentos quanto para a higiene pessoal.

“Estamos aqui clamando e lutando por um direito nosso. Aqui está sendo uma vida por conta nossa mesmo, a vontade de ficar aqui e construir o nosso aldeamento, Kariri Wakonã. Estamos aqui enfrentando esse frio”, explicou Thanailton Ribeiro Paz Nascimento, líder Xucuru Wakonã.

As cinco famílias, formadas por 5 crianças e 10 adultos saíram da Xucuru Kariri em maio do ano passado. É o terceiro grupo a deixar a aldeia de Caldas, sendo que um fez novo aldeamento em Presidente Olegário e o outro em Brumadinho.

“Depois do falecimento do meu avô, o antigo cacique, assumiu uma nova liderança. Dai começou a mudar o ritmo das coisas, a gente se sentiu perdendo um pouco a liberdade. Nós temos um ritual e para ele ser praticado, precisamos de um mato”, disse o líder.

Grupo de indígenas encontra nova ocupação e busca aldeamento no Sul de MG — Foto: Reprodução/EPTV

Grupo de indígenas encontra nova ocupação e busca aldeamento no Sul de MG — Foto: Reprodução/EPTV

O cacique da Xucuru Kariri diz que os novos aldeamentos deveriam ser acompanhados de perto pelas autoridades.

“Não sou contra nada, só peço que o pessoal do governo federal, do governo estadual, do governo municipal, da Polícia Federal e o próprio Ministério Público que, quando encontrar situações assim, eles precisam agir”, falou o cacique Xucuru Kariri, Jal Sátiro.

“Quando a gente vê a história de ocupação no Brasil, principalmente antes da chegada dos portugueses, ela se dá de forma natural, as aldeias atingem determinado tamanho e vão existindo os aldeamentos”, destacou o ambientalista Daniel Tygel, que também é vereador.

Segundo o grupo, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) já está ciente deste novo aldeamento. O indígenas agora aguardam a visita da Funai para só depois fazer qualquer intervenção na ocupação.

“Queremos garantir a permanência nossa para que sejam autorizadas as construções de moradia aqui dentro, para que seja feito um projeto de reflorestamento em algumas áreas. Dai a gente começa a levar a nossa vida da maneira em que nós sonhamos”, comentou o líder Xucuru Wakonã.

Grupo de indígenas encontra nova ocupação e busca aldeamento no Sul de MG — Foto: Reprodução/EPTV
Grupo de indígenas encontra nova ocupação e busca aldeamento no Sul de MG — Foto: Reprodução/EPTV

Para sobreviver no meio da mata neste início da ocupação, os indígenas contam com doações.

“Estamos em diálogo com várias pessoas, organizações, iniciando uma campanha de apoio da retomada Xucuru Kariri. Questões relacionadas a alimentos e ao frio, além de garantir que a segurança e paz possam reinar no local”, falou o ambientalista.

Segundo a coordenação regional da Funai, a liderança da ocupação fez contato via telefone e ficou acertado de que o grupo encaminharia uma solicitação formal para atendimento da comunidade. Até a publicação desta reportagem, a Funai não havia recebido o pedido.

Print Friendly, PDF & Email