18/08/2025
A presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, participou neste sábado (16), da cerimônia de homenagem a Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos contemporâneos do mundo, que faleceu em maio deste ano, aos 81 anos. A cerimônia, organizada por familiares e amigos, ocorreu na sede do Instituto Terra, em Aimorés (MG), cidade natal de Salgado.
Durante as homenagens, houve a deposição de suas cinzas nas raízes de uma muda de Peroba, seu desejo, de acordo com a família, um manifesto de forma espontânea diante da beleza da árvore que Sebastião tanto gostava. Fotógrafo e ativista ambiental, ele dedicou sua trajetória à defesa da natureza e dos povos indígenas. Para a presidenta da Funai, esse ato simbólico reforça a crença dos povos indígenas de que a passagem não é o fim, mas sim a mudança de um ciclo, uma transformação e reconexão aos nossos ancestrais.
“Foi uma honra participar da cerimônia, um momento simbólico em que se devolve Sebastião Salgado à natureza. Para muitos povos indígenas, em especial os da Amazônia, que passam por um ritual cultural e espiritual, isso marca um novo ciclo, que traz um significado muito importante para a vida, de proteção espiritual”, afirmou Joenia durante a celebração.
A presidenta reforçou ainda a importância de Salgado na luta dos povos indígenas ao longo dos anos. “Mais do que ativista, ele trouxe visibilidade à luta dos povos, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Ao retratar em suas obras a realidade dos indígenas ele não mostrou apenas cultura e arte, mas mostrou a vida, mostrou a necessidade de proteção para aqueles povos. Agradeço em nome da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Sebastião foi um amigo dos povos indígenas”, reforçou.
Entre as inestimáveis contribuições de Salgado por meio do seu olhar humanista e sensibilidade com o meio ambiente, estão registros de diferentes realidades de povos indígenas. Um desses trabalhos foi em parceria com a Funai, em 2017, na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Na ocasião, Salgado capturou imagens dos Korubo, indígenas de recente contato, em situações do dia a dia e posando no estúdio montado por ele no meio da Floresta Amazônica.
Para assistir a cerimônia de homenagem a Sebastião Salgado, clique aqui.
Assessoria de Comunicação/Funai