Fórum de Vilas e Favelas

30/04/2013

Fórum de Vilas e Favelas – MUQUIFU
11ª Semana Semana Nacional de Museus – IBRAM
Museu (Memória + Criatividade) = Mudança Social
 
 
Aos órgãos de Imprensa,
 
O Muquifu, Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos de Belo Horizonte, participa da 11ª Semana Nacional de Museus e organiza um Fórum de Vilas e Favelas, para discutir o tema “Museu (Memória + Criatividade) = Mudança Social”. De 13 a 19 de maio de 2013. Você pode participar de diversas atividades: Mostra de Cinema, Fotografia, Exposições, Palestras, Debates, Teatro e muito mais. Acesse quilombodopapagaio.com.br ou ligue (31) 3296 6690 / 3296 6583 para mais informações e para ter acesso à programação completa. Faça sua inscrição e participe desta Festa de Paz e Cidadania!
 
O crescente interesse pela memória nas últimas décadas tem caracterizado nossas sociedades. Iniciativas diversas, como as atividades museais e o avanço dos debates sobre patrimônio tangível e intangível marcam o “fascínio” das pessoas pelo passado, em diversas regiões do mundo. Esse interesse, contudo, não diz respeito necessariamente à busca por “lições” ou respostas para o futuro. Muitas vezes, ele se enuncia como um efeito de determinada concepção de “cultura” e “política cultural” em que a cultura figura como mero produto, numa sociedade de consumo. Assim assistimos, por exemplo, à proliferação de ações como “turismo” cultural em favelas e fazendas do café do século XIX, em que os “personagens” – os de ontem e os de hoje – são concebidos e expostos, a serviço do lucro.
 
 
Entre os dias 13 e 19 de maio de 2013, as comunidades da Serra, Vila das Antenas e Aglomerado Santa Lúcia, em Belo Horizonte, receberão e fomentarão importantes diálogos sobre a relação entre museus, história, memória e favelas; as representações da favela na cidade; arquitetura, urbanismo, favelas e racismo; gentrificação [a expulsão das populações pobres, negras e de demais “indesejados/as” dos espaços cobiçados pelos grandes empreendimentos comerciais, nos centros urbanos] e direito dos pobres à cidade, dentre outros temas correlatos. A programação busca contemplar formas diversas de mobilização – palestras, atividades culturais, cortejo da memória, dentre outras, organizadas por representantes das comunidades envolvidas e de instituições parceiras do Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas de Belo Horizonte. O Fórum, iniciativa inédita na cidade, em torno dos debates sobre a memória, ocorre pela primeira vez, já inserido na programação da 11ª Semana de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.
 
Período: 13 a 19 de Maio de 2013
Muquifu: Beco Santa Inês, 30 – Barragem Santa Lúcia
Contato: Padre Mauro – 9257 0856 / 3296 6690 (4a à tarde)
Print Friendly, PDF & Email