Filme “O Amigo do Rei” mostra o que sobrou após a tragédia de Mariana

29/07/2019

O híbrido de documentário e ficção acompanha o cotidiano de um político e mostra as consequências do rompimento da barragem da Samarco, em Minas Gerais

 

filme “O Amigo do Rei” é um híbrido de documentário e ficção que tem como tema o maior desastre ambiental do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, Minas Gerais, e suas consequências. A estreia é no dia 8 de agosto e a direção é de André D’Elia.

O longa, distribuído pela O2 Play, é parte de um projeto de lei ambiental do Ministério Público de Minas Gerais chamado “Mar de Lama Nunca Mais”, com o foco de evitar que mais tragédias como essas aconteçam. A trama acompanha de modo ficcional o cotidiano do deputado federal Rey Naldo nos bastidores do Congresso Nacional, mostrando as relações íntimas existentes entre política e mineração.

“A relação com a cidade e com o território é muito profunda. As pessoas não perderam só as casas, mas uma parte de sua história, memórias e sua própria construção individual”, afirma André.

 
“As consequências da tragédia para as famílias foram sociais, materiais e psicológicas”, conta o diretor André D’Elia (Foto: Divulgação)

Print Friendly, PDF & Email