Festa das Águas – Aldeia Imbiruçu – Povo Pataxó

21/09/2012

A Festa das Águas é um ritual dos Pataxó que simboliza fartura. Acontece todos os anos no período que marca o início desta fase através da chegada das Águas, em 05 de outubro, dia de Txopai. Neste dia, podem ser vivenciadas várias manifestações culturais dos Pataxó como as danças, as pinturas, o artesanato, as comida, o batizado das crianças e as brincadeiras. 



Em Imbiruçu, a Festa teve seu início em outubro de 1991. No começo eram apenas indígenas que participavam. Hoje, os Pataxó convidam, também, os não

 índios para participar desse ritual.

O dia 05 de outubro é considerado um dia de muita fartura e muita alegria na Aldeia de Imbiruçu. Os Pataxó cantam, dançam, trocam brincadeiras, preparam várias comidas típicas e tomam o banho de água e de lama para “purificar o corpo e pedir que renove o nosso corpo, nossa vida”. Por isso, não se esqueçam de levar uma blusa e um short para entrarem na água!

OBS: A aldeia pede aos participantes doações de alimentos (não perecíveis) como uma forma de contribuição. Aqueles que quiserem ficar para dormir devem levar barracas e uma cesta básica para contribuição ao jantar do dia 05-10 e café da manhã do dia seguinte. 

Pedimos a confirmação da presença para avisarmos a comunidade. Inclusive, dependendo da necessidade, poderemos orçar um ônibus ou Van para facilitar a participação. 

:: FAVOR CONFIRMAR A PRESENÇA PARA AVISARMOS AO CACIQUE TXONÃG, Romildo Pataxó ::

Maiores informações
BLOG: http://pataxoimbirucu.blogspot.com.br

 

Print Friendly, PDF & Email