Feijoada e Samba beneficiente para a Com. Quilombola de Manzo Ngunzo Kaiango‏

15/08/2014

Prezados amigos, colegas, militantes e simpatizantes, 
 
como alguns bem sabem, a Comunidade Quilombola de Manzo, sediada na cidade de BH, vem há pelo menos 04 anos lutando diuturnamente pela existência. Como é conhecido de vários, neste período a comunidade chegou mesmo a ser desalojada de seu território de saberes, fazeres, viveres e religioso por cerca de 11 meses. 
No próximo dia 07 de setembro, a Comunidade estará realizando uma festa beneficente para a arrecadação de fundos com vistas a reconstrução de elementos vitais e sagrados para a existência do grupo enquanto uma comunidade, trata-se de elementos vitais á prática do Candomblé que é o centro da vida comunitária; 
Esta mensagem tem como finalidade:
1- Convidar a todos antecipadamente, estaremos mais proximamente com outras medidas de divulgação, para a festa que ocorrerá no dia 07 de setembro com bastante comida, alegria, som e trocas como não poderia deixar de ser vindo do povo do santo.  Na festa será cobrada a quantia de 20,00 como ingresso: com direito a comes e aos shows, entretanto, como a finalidade é arrecadar fundos para as obras da comunidade e do projeto social, as bebidas serão vendidas a parte. Sua presença é essencial para fazermos a troca, o Ngunzo de boas energias. Marquem esta data na agenda, compareçam, convidem amigos, divulguem.
Atividades culturais já confirmadas:
Atividades Culturais:
Bateria Imperatriz – (A Bateria Imperatriz é uma bateria de Escola de Samba, formado apenas por mulheres, é a primeira do gênero em Minas Gerais, tem como objetivo valorizar a posição da mulher no cenário musical, além de resgatar a diversidade rítmica do estado e formar novas instrumentistas.)
Samba da Meia Noite – (O Samba da Meia Noite é uma família de sambadores e sambadeiras, que traz em seus batuques e chulas as heranças, lembranças e vivências ancestrais de uma cultura singular que tem origem no Recôncavo Baiano. Através da oralidade multirregional tipicamente brasileira, o Samba da Meia Noite expressa, com um tempero mineiro, a herança deste legado de acordo com a história de cada membro do grupo.

O intenso repertório de sambas e batuques é fruto da vivência do coordenador do grupo, Jefferson Gomes, durante sua infância e adolescência no município mineiro de Almenara, na bacia do Rio Jequitinhonha, onde as cantorias de beira-rio (as chulas e os benditos) eram entoadas incansavelmente pelos moradores da região. 

Essa família, por intermédio do samba de roda, busca afirmar, sustentar, divulgar e manter a riqueza cultural brasileira, ao mesmo tempo múltipla e única. Esse é o ideal do Samba da Meia Noite: encantar o mundo através das batidas do samba de roda, ao explorá-lo como tudo começou: somente voz, corpo e tambor.
Interesses da banda
Divulgar nossa cultura através do Samba de Roda, perpetuando nossos valores culturais, realizando oficinas de dança afro-brasileira, teatro, tranças de cabelo, música e workshops.)
Samba do Nêgo Veío – Tradicional roda de samba comandada pelo músico Frederico Lazarini de Siqueira
 
Intervenções culturais – (apresentações de dança afro)
2- Aos amigos mais próximos, a quem dirijo esta mensagem, pedimos também caso possam para além da compra e presença na festa, a ajuda a doação de qualquer recurso, material ou em espécie para realização do evento “Nguidiá – Feijoada de Mãe Muiandê.” Para uma maior segurança, coloco em anexo, o projeto da festa, nele ao longo de 12 páginas encontra-se um pouco da história do grupo, de suas lutas, dos projetos sociais, da resistência afro-religiosa, bem como dados da comunidade e as finalidadees da festa e sua seriedade.
Abaixo os deixo com uma carta da própria comunidade. E me coloco a disposição para outros esclarecimentos, bem como para ajudar na arrecadação de recursos e materiais que porventura tenham para fazermos esta troca de Ngunzo!!!
 
Associação Cultural da Comunidade MANZO NGUNZO KAIANGO
Rua Sao Tiago, 216. Sta Efigênia. BH-MG. Tel 31 32835986
CNPJ: 07.981.042/0001-08
 
Belo Horizonte, agosto de 2014.
 
A Associação Cultural da Comunidade Manzo Ngunzo Kaiango é uma entidade sem fins lucrativos oriundo da iniciativa de se estabelecer a cultura do negro remanescente tendo como marco a religião de matriz africana, estando à frente de seus trabalhos desde sua gênese a Mameto de Nkisse Muiandê, Senhora Efigênia Maria da Conceição.
 Por meio desse ofício viemos solicitar a Vossa Senhoria a doação de qualquer recurso, material ou em espécie para realização do evento “Nguidiá – Feijoada de Mãe Muiandê.
Ressaltamos que sua participação será de grande importância para a associação e desde já agradecemos sua atenção e apoio de forma que consideramos fundamental para o sucesso desse evento.
Junto a este ofício segue piloto do projeto “Nguidiá” na qual Vossa Senhoria poderá analisar o objetivo e as estratégias de ação de nossa iniciativa.
Na certeza que poderemos contar com seu importante apoio, nos colocamos a disposição no aguardo de resposta.
Na oportunidade aproveitamos para apresentar a Vossa Senhoria os protestos de estima e consideração.
Atenciosamente,
 
 
                               Cássia Cristina da Silva
Print Friendly, PDF & Email