Exposições no Paço das Artes abordam questões indígenas

19/05/2015

IComo a arte pode abordar problemas reais, como a dizimação de populações indígenas no Brasil ao longo dos últimos séculos, sem cair em um formato meramente ilustrativo?

"A Queda do Céu", mostra organizada por Moacir dos Anjos, enfrenta este dilema ao exibir desenhos dos índios ianomâmis, nos quais eles apresentam sua visão do mundo sem a mediação da arte.

São desenhos poéticos, que abordam a cosmogonia ianomâmi que prevê um fim trágico do planeta por causa do desrespeito à natureza: fraturado, o céu ainda vai cair sobre a Terra.

Essa ideia está no livro do xamã Davi Kopenawa, de onde vem o nome da mostra. Escrita em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert, a obra foi lançada na França em 2010 (ed. Plon, 828 págs.), e deve ter a versão brasileira publicada no próximo ano.

A questão indígena já estava presente em outras exposições do curador, como na série "Cães sem Plumas" –uma investigação sobre grupos marginalizados do país, rara reflexão dentro da arte contemporânea brasileira com viés social nos últimos anos.

No Paço das Artes, dos Anjos reúne também trabalhos de arte mais convencionais, como a nova série de Cildo Meireles, "Zero Real" (2014), um desenho de Leonilson que aborda a temática e os cartões postais de Anna Bella Geiger, nos quais ela se coloca no lugar de índios retratados em outros cartões.

VACINAS

Contudo, as obras mais potentes são justamente as que evitam a representação. É o caso da série "Marcados", de Claudia Andujar, realizada para identificar os índios que recebiam vacinas. No Paço, a obra é vista com os documentos originais –como as cadernetas que marcavam a vacinação. O filme "Povo da Lua, Povo do Sangue", dos anos 1970, ajuda ainda a compreender a ação de Andujar.

Vincent Carelli, com "Vídeo nas Aldeias", também participa, com sua proposta de autorrepresentação dos índios.

transamazônica

Além de "A Queda do Céu", o Paço ainda apresenta, dentro do programa Temporada de Projetos, outra exposição com temática e artistas semelhantes. "Cruzeiro do Sul", organizada por Gabriel Bogossian, exibe, além de trabalhos artísticos, peças documentais como publicações que tratam da construção da Transamazônica durante o período militar.

A obra provocou a morte de centenas de índios. A revista "Realidade", de 1971, que motivou a ida de Andujar à Amazônia e deu início ao seu contato com os ianomâmis, é uma das publicações na mostra.

A QUEDA DO CÉU/ CRUZEIRO DO SUL

QUANDO de qua. a sex., das 10h às 19h; sáb. e dom., das 11h às 18h; até 5/7

ONDE Paço das Artes, av. da Universidade, 1, Cidade Universitária, tel. (11) 3814-4832

QUANTO grátis

AVALIAÇÃO ótimo

Print Friendly, PDF & Email