Exposição ‘Invernada dos negros’ chega a Ouro Preto

13/03/2013

Mostra fica em cartaz até o dia 30, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde

Redação – EM CulturaPublicação:13/03/2013 08:40Atualização:13/03/2013 09:43

 

Daniel Herrera registrou moradores de comunidade catarinense (Daniel Herrera/divulgação)

Daniel Herrera registrou moradores de comunidade catarinense

  A exposição ‘Invernada dos negros’, projeto de fotografia e vídeo sobre a história de afrodescendentes do Sul do país, chega a Minas Gerais. Os trabalhos poderão ser conferidos até o dia 30, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA), em Ouro Preto.

 

O termo invernada é usado para definir tanto períodos de chuvas prolongadas quanto locais em que rebanhos se reúnem. No Sul, a palavra designa um reduto de afrodescendentes, que guarda a memória dos escravos de antiga fazenda em Campos Novos (SC). Dessa comunidade veio a inspiração para o projeto do cineasta André Constantin e do fotógrafo Daniel Herrera – ambos gaúchos.

Originalmente produzido para o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, Invernada dos negros já passou pelo interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de três capitais: Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

 

INVERNADA DOS NEGROS
GLTA, Rua Paraná, 136, Centro Histórico de Ouro Preto. De segunda-feira a sábado, das 14h às 18h. Entrada franca. Até dia 30.

Print Friendly, PDF & Email