Exposição fotográfica apresenta tradições da cultura Quilombola

25/09/2010

Após visitar mais de 30 cidades brasileiras, o registro fotográfico, inédito, realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano chega a São José dos Campos

Após visitar mais de 30 cidades brasileiras, chega a São José dos Campos a exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência, no próximo dia 23 de setembro, quinta, no Sesc, com abertura às 17h.

O registro fotográfico, inédito, realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano em negativo convencional preto-e-branco tratado digitalmente, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil.

A mostra pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afrodescendentes de cada região do país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social.

A exposição é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; sete fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, seis fotografias em preto-e-branco 30 x 40 cm, dois mapas, cinco painéis de textos e legendas.

A mostra que se iniciou em 2007, foi concebida inicialmente para poucas cidades. No entanto, devido ao interesse de público e órgãos institucionais de cultura, a exposição já circulou por 33 cidades brasileiras e dez cidades da América Latina – Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima, Bogotá, Caracas, Quito, Cidade do Panamá e Cidade do México.

A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa realizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas – Tradições e cultura da resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

A mostra estará no Sesc São José dos Campos de 23 de setembro a 31 de outubro. Os horários para visitação são de terça a sexta, das 13h às 21h30 e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Entrada franca. Recomendação etária livre.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone (12) 3904-2000

Print Friendly, PDF & Email