e 25/05: Webinário debate direitos humanos para população cigana nos dias 24 e 25 de maio

21/05/2021

Evento celebra o Dia Nacional dos Ciganos

Webinário debate direitos humanos para população cigana nos dias 24 e 25 de maio

 

Para comemorar o Dia Nacional dos Ciganos, celebrado em 24 de maio, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), realiza entre os dias 24 e 25 deste mês um webinário sobre direitos humanos e políticas públicas para essa parcela da população. A transmissão acontece pelas redes sociais da pasta, às 14h30 (no dia 24). Em 25 de maio, o evento começa às 9h40.

A iniciativa é mais uma das ações que a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), do MMFDH, vem fazendo para valorizar a população cigana. Desde 2019, a SNPIR vem promovendo encontros e debates para ouvir e dar oportunidade para que todos tenham acesso à cultura cigana. No Brasil, cerca de 800 mil a um milhão de pessoas se identificam como ciganos, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

“Antes de serem ciganos, eles são brasileiros. Se antes eram invisíveis, agora não são mais. Eles têm sua cultura, sua maneira de viver, precisam ser respeitados e além de tudo amparados. É essa nossa missão, fazer com que a política pública chegue lá na ponta e respalde os nossos ciganos”, apontou o titular da SNPIR, Paulo Roberto.

Voltado para gestores municipais e estaduais de políticas de promoção da igualdade racial, pesquisadores da área, representantes de associações e instituições ciganas e à população cigana em geral, o evento pretende trazer conhecimentos acerca desses direitos e informações sobre o acesso às políticas públicas que podem beneficiar a população.

Acesse a programação e faça sua inscrição.

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525

Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/maio/webinario-debate-direitos-humanos-para-populacao-cigana-nos-dias-24-e-25-de-maio

Print Friendly, PDF & Email