Romaria pela Ecologia Integral homenageia vítimas do crime da Vale em Brumadinho (MG)

22/01/2024

Neste ano, lema da atividade cobra por justiça e anuncia esperança em outro tipo de civilização

 

Uma das atividades que marcam os cinco anos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, município de Minas Gerais, é a V Romaria pela Ecologia Integral, que homenageará as 272 vítimas fatais do crime.

A ação acontece no dia 25 de janeiro, data em que parte do município foi tomado pelo rejeito tóxico produzido pela atividade da mineradora em 2029, e é organizada pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser) da Arquidiocese de BH.

Atividade marca luta por memória, reparação e justiça

A romaria começa às 9h, com a celebração de uma Santa Missa, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário, que fica no bairro Santa Cruz, no município atingido. Logo em seguida, familiares e membros das comunidades atingidas farão uma caminhada até o letreiro que homenageia as vítimas, na entrada de Brumadinho.

“A Romaria pela Ecologia Integral é um momento para juntos vivenciarmos a memória, a esperança, o clamor por Justiça e o respeito pela nossa Casa Comum”, publicou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ao convocar para a atividade.

Neste ano, o lema da romaria é “Das alturas, orvalhem os céus. E das nuvens, que chova justiça”, como forma de denunciar meia década de impunidade e falta de responsabilização pelo crime socioambiental.

“Queremos fazer ecoar nosso clamor por justiça, visto que os responsáveis ainda não foram responsabilizados criminalmente, e de anunciar a esperança de uma civilização do bem viver, amparada no cuidado com a nossa Casa Comum, a partir de uma conversão das mentes e dos corações para o desenvolvimento de uma Ecologia Integral”, explicou a Renser, nas redes sociais.

Caravana

O Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) disponibiliza transporte gratuito, saindo de Belo Horizonte, para os interessados em participar da V Romaria pela Ecologia Integral.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Como as vagas são limitadas, o Veaspam orienta que os interessados se inscrevam, preenchendo um formulário disponível neste link.

Confira outras ações

Além da romaria, uma programação extensa de atividades pede justiça para as comunidades, que tiveram seus modos de vida impactados pela ação predatória da mineradora. Lançamento de documentário, seminário, celebrações e carreata são algumas das atividades previstas para todo o mês.

14/01 

7h: Caminhada de São Sebastião: por uma ecologia integral, em Mário Campos e Sarzedo

19/01 

18h – Lançamento do documentário “Brumadinho – Relatos de um crime continuado”, no Poliesportivo de Brumadinho

20/01 e 21/01

Visita dos Semeadores da Laudato Sì e dos Semeadores da Ecologia Integral às paróquias da Renser e da Arquidiocese de Belo Horizonte

21/01

7h – Passeio Ciclístico em Homenagem às Vítimas, com concentração na Praça das Joias, ao lado do Letreiro de Brumadinho

22/01

8h – Seminário “Cinco anos sem justiça: rompimento da barragem da Vale em Brumadinho – 272 Mortes”, na Câmara Municipal de Brumadinho

23/01 

14h – Tarde missionária no Córrego do Feijão

18h – Encerramento com celebração Laudato Sì;

24/01 

17h – Carreata por Justiça, com concentração no Cemitério Parque das Rosas

19h – Momento Mariano: Acolhida da imagem de Nossa Senhora da Abadia da cidade de Romaria (MG) e dos membros da Comissão para Ecologia Integral e Mineração (Regional Leste II)

25/01 

Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho

8h – Coletiva de Imprensa

9h – Celebração Eucarística

10h30 – Caminhada até o Letreiro

11h – Ato das Famílias

12h – Missa no Córrego do Feijão

 

Leia também o Especial | Rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), completa 4 anos

 

Edição: Elis Almeida

Print Friendly, PDF & Email