Primeiro filme produzido por mulheres Yanomami é exibido na Mostra de Cinema Tiradentes

24/01/2023

“Uma Mulher Pensando”, captado na comunidade Watorikɨ, Terra Indígena Yanomami, poderá ser assistido gratuitamente no site do festival deste sábado (21) até o dia 24 de janeiro.

 

O curta-metragem “Uma Mulher Pensando”, dirigido e filmado por mulheres do povo Yanomami, será exibido na 26ª Mostra de Cinema Tiradentes, neste sábado (21), de forma on-line. A exibição ocorre a partir das 17h30, horário de Brasília, no site do evento.

A obra tem duração de nove minutos e conta a história de reflexão de uma mulher Yanomami sobre a relação de um xamã – liderança religiosa que tem o poder de contatar espíritos ancestrais, com yãkona, o rapé ritualístico que inicia o indígena no conhecimento xamânico de seu povo.

Esta será a primeira vez que o filma Uma Mulher Pensando – Thuë Pihi Kuuwi, em Yanomami, será exibido. As cenas foram filmadas na comunidade Watorikɨ, região do Demini, Terra Indígena Yanomami. O filme fica disponível gratuitamente até às 17h30 de 24 de janeiro.

A direção da obra, é assinada por Aida Harika YanomamiRoseane Yariana Yanomami e o xamã Edmar Tokorino Yanomami. A produtora Aruac Filmes foi a responsável pela produção com co-produção da Hutukara Associação Yanomami e produção associada da Gata Maior Filmes.

Durante as filmagens de Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando outros dois curtas-metragens foram produzidos pela Aruac Filmes: “Mãri Hi – A Árvore do Sonho” e “Yuri Uxëa Tima Thë – A Pesca com Timbó”.

O trio de histórias independentes faz parte do projeto “A Queda do Céu”, que deve apresentar um longa-metragem como “um novo capítulo” para o livro do xamã Davi Kopenawa e do etnólogo Bruce Albert.

“Para além do longa-metragem, o projeto ‘A Queda do Céu’ conta com outras atividades de fortalecimento do audiovisual na Terra Indígena Yanomami e atividades relacionadas à campanha de impacto do projeto como um todo sobre questões que atingem diretamente a TIY. Desde o seu início, o projeto conta com o apoio do Instituto Socioambiental, assim como de uma forte rede de apoio de fundações internacionais que trabalham diretamente com a Amazônia Brasileira”, explicam Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, sócios da Aruac Filmes e diretores do filme A Queda do Céu, que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2023.

Print Friendly, PDF & Email