Live – 1.000 árvores derrubadas na Mata da Represa, no Havaí, em Belo Horizonte, MG: crime socioambiental brutal.

27/04/2021

Em que tipo de cidade queremos viver e nos formar como cidadãos plenos de direitos?
A cidade de Belo Horizonte, MG, precisa nos fornecer condições objetivas de qualidade de vida com áreas verdes respeitadas com sua flora, fauna, nascentes e biodiversidade íntegra, serviços de qualidade e a vida acima do dinheiro.

Nesta terça-feira, dia 27 de abril de 2021, das 19h00 às 20h30, vamos bater um papo com Frei Gilvander Luís Moreira – membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da CNBB, que será mediador da conversa virtual (LIVE), via Youtube, em dois canais: 1) Frei Gilvander luta pela terra e por direitos , 2) CPT-MG. A live será transmitida também por 13 páginas de Facebook, entre aos quais: SOS Mata do Havaí – Área de Proteção Ambiental -, CPT-MG, Frei Gilvander Luís Moreira, CDDH Betim, Cáritas-MG etc.
Teremos a participação nesta Live de: 1) Marcus Polignano, ambientalista do Instituto Guaicuy; 2) Neide Pacheco, ativista ambiental e dos Direitos Humanos, vizinha da Mata do Havaí; 3) Flávio Moreno, membro da Frente de Resistência Oeste, em BH; 4) William Santos, jornalista, vizinho da Mata do Havaí; 5) José Antônio, que mora há 50 anos ao lado da Mata do Havaí; 6) Frei Gilvander Luís Moreira, da CPT e do CEBI, será o mediador da Roda de Conversa (Live).
Vamos debater a ação ilegal e criminosa de desmatamento de quase 1.000 árvores em uma APP – Área de Proteção Ambiental -, no bairro Havaí, em Belo Horizonte, onde a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) autorizou um empreendimento imobiliário em 12.000 M², bem no meio da Reserva da Mata da Represa. Com muita pressão dos moradores que gritaram aos quatro ventos, a obra está paralisada pela PBH, mas poderá voltar a qualquer momento. O Instituto Guaicuy entrou no Tribunal de Justiça de MG com uma Ação Civil Pública pedindo a desapropriação para fins coletivos e o reflorestamento dos 12 mil M² da área devastada pela Precon.

A área da Mata da Represa abriga sete nascentes, árvores centenárias e várias espécies animais. O processo de licenciamento está viciado e não tem estudos de impactos ambientais, nem de vizinhança ou de mobilidade urbana, no pequeno quarteirão de 600 metros de extensão.

Divulgue esta Live, assista e mande perguntas pelo chat do You Tube. – https://www.youtube.com/watch?v=MbQ_NplHI7Q

Print Friendly, PDF & Email