Lançamento do livro: De reino traficante a povo traficado: a diáspora dos courás do golfo do Benim para Minas Gerais

06/07/2022

 

De reino traficante a povo traficado”, publicado pelo Arquivo Nacional. Vencedor do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2019.
O livro trata de um dos mais dramáticos capítulos da história da Humanidade.
A obra analisa momentos da vida de um grupo de africanos escravizados da chamada Costa da Mina, que se autoidentificava como courá/courano em Minas Gerais, no século XVIII. E revela como criaram e recriaram laços de solidariedade, dependência e autoridade com indivíduos do mesmo grupo e com outros minas, em uma espécie de (re)encontro nas Américas.
O livro traz importante descoberta: a origem dos courás na África. Esse termo africano, traduzido para a língua portuguesa, era até então desconhecido. Este achado liga os dois lados do Atlântico, o que ainda é raro em investigações históricas. E revela uma das páginas mais surpreendentes da História da África e também da migração forçada de africanos para o Brasil colonial.
Os chamados courás vinham, originalmente, do reino de Uidá (reino de Ajudá para os portugueses; Whydah para os ingleses), no golfo do Benim. Era um pequeno e próspero Estado africano que viu o seu auge, no início do século XVIII, ao abrigar o mais importante “porto” do tráfico de escravos da África Ocidental. Mas que poucas décadas depois foi conquistado pelo Daomé, parceiro no infame comércio e força africana do interior daquela região.

Uidá passou, assim, de reino traficante a reino conquistado e parte do seu povo foi escravizada e vendida para diversos pontos do continente americano, principalmente, para as áreas mineradoras de Minas Gerais. O povo de Uidá protagonizou um dos capítulos mais dramáticos e impressionantes da História da África e da diáspora africana.
O livro revela a luta desses africanos litorâneos para reconstruir suas vidas nas montanhas de Minas Gerais, particularmente, em Vila Rica de Ouro Preto e Mariana.

Print Friendly, PDF & Email