Durante todo o mês, ocorrerão ações sobre os cinco anos do crime da Vale em Brumadinho

11/01/2024

Romaria, ato, caminhada, Lançamento de documentário, seminário, celebrações e carreata são algumas das atividades previstas

Neste ano, uma programação extensa homenageia as 272 vítimas que morreram no crime da Vale em Brumadinho – Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

2024 marca meia década do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, considerado um dos maiores crimes socioambientais e trabalhistas da história do Brasil. Desde o dia 25 de janeiro de 2019, famílias atingidas lutam por justiça e reparação integral. Até hoje, nenhum responsável foi punido e as comunidades seguem enfrentando as consequências.

Neste ano, uma programação extensa homenageia as 272 vítimas fatais e pede por justiça para as comunidades, que tiveram seus modos de vida impactados pela ação predatória da mineradora. Lançamento de documentário, seminário, celebrações e carreata são algumas das atividades previstas para todo o mês.

No domingo (14), por exemplo, acontece a “1ª Caminhada de São Sebastião: por uma ecologia Integral”. A ação é em preparação para a “5ª Romaria pela Ecologia Integral à Brumadinho” que, nos últimos cinco anos, acontece no dia 25 de janeiro, com o objetivo de exercitar a solidariedade às pessoas atingidas e manter viva a memória das vítimas.

Na segunda-feira (22), a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão em Brumadinho (Avabrum) organiza o seminário “Cinco anos sem justiça: rompimento da barragem da Vale em Brumadinho”. Dois dias depois, acontece a “Carreata da Justiça”, que irá percorrer as ruas do município atingido denunciando a impunidade do crime.

Articulador da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), entidade da Arquidiocese de BH que atua na cidade e uma das organizadoras das ações, Marlon Juvenil de Lima explica a importância das ações.

“Resgatamos a memória, para que não seja esquecido e para que nunca mais aconteça. A Justiça tem ficado cada vez mais distante. Cinco anos depois da tragédia, ninguém foi responsabilizado, ninguém foi preso. Além disso, anunciamos a esperança de um tempo novo, onde as pessoas lidam de outra forma com a Casa Comum, com mais responsabilidade e mais respeito”, conta.

Confira a programação completa:

14/01 
7h: Caminhada de São Sebastião: por uma ecologia integral, em Mário Campos e Sarzedo

19/01 

18h – Lançamento do documentário “Brumadinho – Relatos de um crime continuado”, no Poliesportivo de Brumadinho

20/01 e 21/01

Visita dos Semeadores da Laudato Sì e dos Semeadores da Ecologia Integral às paróquias da Renser e da Arquidiocese de Belo Horizonte

21/01

7h – Passeio Ciclístico em Homenagem às Vítimas, com concentração na Praça das Joias, ao lado do Letreiro de Brumadinho

22/01

8h – Seminário “Cinco anos sem justiça: rompimento da barragem da Vale em Brumadinho – 272 Mortes”, na Câmara Municipal de Brumadinho

23/01 

14h – Missão no Córrego do Feijão

18h – Encerramento com celebração Laudato Sì;

24/01 

17h – Carreata por Justiça, com concentração no Cemitério Parque das Rosas

19h – Momento Mariano: Acolhida da imagem de Nossa Senhora da Abadia da cidade de Romaria (MG) e dos membros da Comissão para Ecologia Integral e Mineração (Regional Leste II)

25/01 

Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho

8h – Coletiva de Imprensa

9h – Celebração Eucarística

10h30 – Caminhada até o Letreiro

11h – Ato das Famílias

12h – Missa no Córrego do Feijão

Edição: Elis Almeida

Print Friendly, PDF & Email