CineOP vai destacar filmes realizados por indígenas brasileiros

23/06/2022

Mostra de Cinema de Ouro Preto, que começa na quarta-feira (22/6), exibirá 35 produções de diretores oriundos de 17 nações

 

Recentemente, uma equipe da Universo Produção passou três meses trabalhando no levantamento da criação audiovisual indígena. A ideia era fazer uma pesquisa histórica, das primeiras experiências com a câmera até os dias atuais. Sem banco de dados que reunisse toda a produção, que está espalhada pelo país, tal investigação foi realizada para verificar a viabilidade da exibição de número representativo de obras.

Nesta quarta-feira (22/6), a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto dá início a sua 17ª edição. Até a próxima segunda (27/6), serão exibidos 151 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Trinta e cinco foram realizados por indígenas pertencentes a 17 nações.

EIXOS

A partir do tema “Preservar, transformar, persistir”, a CineOP coloca o cinema indígena no norte da discussão em torno de seus três eixos: histórico, preservação e educação.

“O que representa o cinema para os indígenas? Memória e transmissão, pois eles, ao mesmo tempo em que fazem registros para passar para outras gerações, estão sempre transmitindo alguma coisa”, comenta Raquel Hallak, organizadora do evento.
Print Friendly, PDF & Email