Beagá dos Quilombos

23/07/2019

Na próxima quarta-feira, dia 24 de julho, às 18:30, vamos gravar um programa dedicado à pensar e debater a relação dos Quilombos com Beagá.

Para a gravação do programa Beagá Invisível estarão presentes:
Makota Kidoiale: Mestra e professora no Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. Também é Secretária Administrativa, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Líder comunitária do Quilombo Manzo, vêm articulando para com as lutas contra o racismo, homofobia, intolerância religiosa e todas as formas de discriminação.
Ione Maria de Oliveira: Raizeira, benzedeira e Rainha da Guarda de Congo Estrela do Oriente, filha da Matriarca Vanda de Oliveira, coordena o grupo de mulheres do Quilombo Mangueiras, o “Mulheres de Rocha” e é Diretora de Projetos da associação quilombola.
Míriam Aprígio: Historiadora, professora e palestrante dentro da temática quilombola. Conferencista e Conselheira da Igualdade Racial, guardiã da memória da quinta geração dos quilombolas Luízes, dá continuidade à luta pelo território atenta aos processos de conscientização na pauta de luta por direitos.

Para a Roda de Conversa teremos:
Makota Kidoiale: Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango
Ione Maria de Oliveira: Quilombo Mangueiras
Míriam Aprígio: Quilombo Luízes
Andreia Crivaro: Quilombo Pinhões (Santa Luzia), ativista do Movimento Quilombola, Diretora da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais N’golo, fundadora do Espaço Quilombola Teto Aberto – Pinhões e Coletivo Empodere-se Mulheres Quilombolas Pinhões.
Sandra Andrade: Quilombo Carrapatos da Tabatinga (Bom Despacho), tem mais de 20 anos de ativismo pela causa quilombola, uma das fundadoras da Federação N’agolo. Além do trabalho feito em Minas Gerais, Sandra atua nacionalmente como Coordenadora Executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, a CONAQ. Sandra é filha de Xangô e de Dona Sebastiana Geralda, a reconhecida Mãe Tiana, importante liderança política e espiritual entre o povo quilombola.
Pedro HBS: nascido em Manzo, artista independente, produtor cultural, dj, produtor de moda, dançarino e multifuncional, hoje direciona o coletivo @fervobh, produzindo conteúdo de/para LGBTI+ das periferias de Belo Horizonte. @pincipehbs
Allison Vagner: Faz parte da comunidade do Quilombo dos Luízes, ministra aulas de capoeira e judô, e atualmente faz parte do projeto cultural de percussão Arautos do Gueto.
Gláucia Cristine Martins de Araújo Vieira: Esteve a frente do processo de autoreconhecimento do Quilombo Souza, formado por 16 famílias que vivem há mais de 70 anos na Rua Teixeira Soares, na chamada Vila Teixeira, no Bairro Santa Tereza, o mais recente Quilombo autoreconhecido da cidade.

Toda presença e contribuição é bem vinda nessa noite de aprendizado e confraternização.

Siga nossas redes sociais: @beagainvisivel

A gravação ocorrerá nA Central, Praça Rui Barbosa, 104 – Centro
https://maps.app.goo.gl/H7JhbS1ictKpt4ma7

Print Friendly, PDF & Email