até 8: Exposição de esculturas simboliza luta das mulheres por espaço na sociedade

28/11/2022

Pequenas esculturas em arame que representam mulheres em busca de espaço na sociedade compõem a exposição Conexões, que a artista plástica Joana Peixoto abrirá nesta sexta-feira, 25 de novembro de 2022, às 19h, no Centro Cultural UFMG. A mostra permanecerá até 8 de janeiro de 2023, no Espaço Expositivo Vão da Escada. 

As peças retratam mulheres enredadas em tecido de filó, simbolizando sua luta diária por direitos fundamentais. O ato de escalar, sugerido na obra, retrata o enfrentamento dos numerosos obstáculos enfrentados por elas na vida profissional e pessoal para garantir lugar e voz.

A exposição tem curadoria do professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas Artes da UFMG, e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais, com habilitação em Escultura, da EBA.

A entrada é gratuita e aberta ao público geral. A mostra poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 20h, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Bacharel em Artes Plásticas pela UFMG, com habilitação em Pintura e Escultura, Joana Peixoto trabalha com técnicas distintas, como pintura a óleo, têmpera, vinílica e acrílica, e utiliza materiais como arame, chapa de aço, papel machê, sisal, barbante, argila, entre outros. Ela produz em ateliê próprio é professora de artes em Belo Horizonte.

Descrição Imagem
Ato de escalar, sugerido na obra, representa enfrentamento de obstáculos por parte das mulheresFoto: Raphaella Dias | UFMG

Ficha técnica

Conexões | Joana Peixoto 
Data da abertura25 de novembro de 2022, sexta-feira
Horário:19h
Local: Espaço Expositivo Vão da Escada no Centro Cultural UFMG
Período expositivo: 25 de novembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023
Visitação: terças a sextas, das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h

Centro Cultural UFMG

Print Friendly, PDF & Email