até 30/04: Acampamento Terra Livre

20/04/2020

O Acampamento Terra Livre é o momento em que povos indígenas de todo o Brasil se reúnem para articular a luta e a resistência do movimento indígena.

Nesse ano 16º ATL será realizado de forma diferente, a partir de uma programação online para atender as orientações de isolamento social necessárias para conter a nova ameaça causada pela pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus).

Em meio a uma pandemia que pode ter consequências drásticas para povos indígenas, entendemos que a atenção especial para essa população vulnerabilizada é essencial. Além do risco de contaminação e rápida proliferação do vírus nas aldeias, que normalmente ficam distantes dos centros urbanos e com acesso dificultado aos equipamentos de saúde, esses povos ainda vivem conflitos antigos. As invasões de madeireiros, garimpeiros, missionários e grileiros em suas terras não pararam em tempos de isolamento social e a violência contra lideranças e os ataques aos territórios indígenas seguem com ainda mais força. O alerta está dado, a luta indígena é urgente e a sociedade precisa se sensibilizar para apoiar essa causa que é de todos nós.

Por isso, a APIB e a Mobilização Nacional Indígena vem mais uma vez convocar a todas e todos para se somar a esse processo de lutas que será ao Acampamento Terra Livre. Lançaremos uma programação para os dias 27 a 30 de abril com debates, mostras e outras atividades conectando povos de todo o Brasil no ambiente online.

Clique e participe

Print Friendly, PDF & Email