até 30/01/21 Atingidos lançam jornada de lutas para marcar dois anos de crime da Vale em Brumadinho

07/12/2020

Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB organiza a “Jornada de Lutas: 2 anos do crime da Vale em Brumadinho – Justiça só com luta e organização” para marcar data de um dos maiores crimes socioambientais do mundo

Em dois anos de crime da mineradora Vale S/A na bacia do rio Paraopeba, a palavra luta está presente no cotidiano dos atingidos pelo rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão.

São muitas idas ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ocupações e diversos enfrentamento pelo direito à água, ao auxílio financeiro emergencial, pela contratação das Assessorias Técnicas Independentes e, atualmente, o direito a participação no acordo entre a Vale e o governo do estado de Minas Gerais.

Nesse sentido, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB organiza a “Jornada de Lutas: 2 anos do crime da Vale em Brumadinho – Justiça só com luta e organização“. Um momento de apresentação da luta permanente da população atingida frente à mineradora Vale e o que a empresa representa, as consequências na vida concreta da população e defesa dos direitos humanos.

As atividades da Jornada, devido a pandemia do coronavírus, ocorrem por meio de atos virtuais e algumas atividades presenciais, que não gerem aglomeração (veja programação).

Nívea Magno / Mídia Ninja

As consequências deste crime ressoam nas comunidades atingidas, nos familiares das 272 vítimas assassinadas pela Vale, nos trabalhadores que ficaram sem renda, na interrupção de sonhos e milhares de pessoas que tinham o rio Paraopeba como forma de lazer e descanso.

A conquista das Assessorias Técnicas em toda a extensão do rio Paraopeba tem possibilitado aos atingidos a participação informada a caminho da reparação integral dos danos advindos do rompimento da barragem.

Por outro lado, o governo de Minas Gerais junto a mineradora Vale, está fazendo um grande um acordo financeiro rebaixado, que não contemplará todos os direitos dos atingidos, além de quitar as ações judiciais contra a mineradora, e ainda executar os programas de reparação dos atingidos.

O MAB está em permanente denúncia deste acordo, que tem como premissa a exclusão de qualquer tipo de participação efetiva dos atingidos. Os atingidos da bacia do Paraopeba, desde Brumadinho à represa de Três Marias, estão em constante denúncia deste crime e na luta pela defesa dos direitos humanos.

Programação

Crime da Vale em Brumadinho: Justiça só com luta e organização!

Lançamento Jornada de Lutas – 8 de dezembro, às 18:30h

Luta dos atingidos e atingidas no TJMG – 9 de dezembro, às 14h

Coletiva Internacional dos Atingidos e Atingidas – 18 de janeiro de 2021

Ato das Mulheres Atingidas em Defesa da Vida – 23 de janeiro de 2021, às 15h

Dia de memória pelas vítimas, luta por direitos e justiça – 25 de janeiro de 2021

Ato Político Cultural da Água – 30 de janeiro de 2021, às 15h

Print Friendly, PDF & Email