1° Mostra de Cinema dos Quilombos

24/08/2020

Cinema dos Quilombos

Sejam bem vindxs ao Chamado do Cinema dos Quilombos!

Nosso objetivo principal é fazer uma pesquisa/levantamento, mais completa possível, de filmes feitos nos Quilombos do Brasil. A partir deste primeiro passo, pretendemos criar um catálogo online com os dados das obras, realizar mostras com os filmes e pensar formas para que esses filmes possam circular por diversos Quilombos. Já para o 2º semestre de 2020 pretendemos realizar duas mostras com parte dos filmes.

A iniciativa pretende ampliar a visibilidade da pauta quilombola e dos processos de resistência dessas comunidades num cenário de tamanho ataque aos seus direitos constitucionais. Podem ser inscritos filmes realizados por diretorxs/realizadorxs quilombolas, filmes realizados por diretorxs/realizadorxs negrxs em território quilombola e filmes quilombolas realizados em parcerias com diretorxs/realizadorxs brancxs comprometidos com a luta antirracista.

Esperamos que esse levantamento amplo da produção de cinema nos Quilombos assente as reflexões sobre as vivências e resistências dessas comunidades, que juntamente com os povos originários indígenas comportam as manifestações profundas do que chamamos de povo brasileiro.

“Quilombo é uma história. Essa palavra tem uma história. Também tem uma tipologia de acordo com a região e de acordo com a época, o tempo. Sua relação com o seu território. É importante ver que, hoje, o quilombo traz pra gente não mais o território geográfico, mas o território a nível (sic) de uma simbologia. Nós somos homens. Nós temos direitos ao território, à terra. Várias e várias e várias partes da minha história contam que eu tenho o direito ao espaço que ocupo na nação. (…) A Terra é o meu quilombo. Meu espaço é meu quilombo. Onde eu estou, eu estou. Quando eu estou, eu sou.”

(Beatriz Nascimento, 1989)

COMO FAÇO MINHA INSCRIÇÃO ?

Clique aqui

Print Friendly, PDF & Email