Etnia Jenipapo-Kanindé lança o documentário “Os Cabeludos da Encantada”

26/10/2011

Na próxima sexta, dia 28, as 19hrs na Escola Indígena da Lagoa da Encantada, a etnia Jenipapo-Kanindé e a prefeitura de Aquiraz lançam o documentário “Os Cabeludos da Encantada”, com direção de Sinval Diogenes.
 
Segundo Juliana, a Cacique Erê, o documentário que mostra em 13 minutos o cotidiano da comunidade tem como objetivo “fortalecer o movimento comunitário e levar para outras pessoas o conhecimento sobre nosso povo e nossa etnia, que vive de modo tão diferente das pessoas da cidade”.

A etnia Jenipapo-Kanindé, é uma das nove etnias indígenas reconhecidas no Ceará. A comunidade vive às margens da Lagoa da Encantada, em meio a um grande campo de dunas de cima das quais é possível apreciar o verde da mata e o azul do mar ao fundo. Sua renda básica é proveniente da agricultura familiar, da pesca na Lagoa e da produção de artesanato. Aos poucos, o turismo comunitário vai ganhando importância econômica entre os moradores, já preparados para realizar diferentes trilhas na mata e oferecer refeições aos visitantes em uma palhoça de gestão coletiva – o Cantinho do Jenipapo.

Na programação do lançamento do documentário também estão previstas as bênçãos da Cacique Pequena e da Cacique Erê, a realização do Toré sagrado e também a comercialização de alimentos da culinária típica Jenipapo-Kanindé.

Informações:
Lançamento do documentário “Os Cabeludos da Encantada”
Quando?
Sexta dia 28 de outubro de 2011 a partir das 19hrs
Onde? Escola Indígena da Lagoa da Encantada – Aquiraz – CE

Print Friendly, PDF & Email