Escola Estadual de Porto: uma escola quilombola

14/08/2017

Novo Tempo Educação MG

Fonte:http://novotempo.educacao.mg.gov.br/?p=1852#.WZRP0d-rWwo.facebook

A Escola Estadual de Porto, localizada na comunidade de Roça Grande, zona rural de Berilo, no Território Médio e Baixo Jequitinhonha, foi fundada nos anos 1950 como uma escola municipal e tem hoje sua extensão de séries (anos) instalada desde 1997. Atualmente a escola atende aos estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Escola se localiza numa região de terra fértil, com uma grande área de vazantes com potencial para irrigação, que é considerado o seleiro do município. Quase a totalidade dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos no município é produzida nesta região. Tem como principais atividades artesanais a transformação da cana em rapadura e o artesanato de algodão, influência marcante da cultura indígena, que é conhecida mundialmente.

A Escola Estadual de Porto realiza um trabalho voltado a resgatar a Educação do Campo, para o campo e no campo, buscando atender as necessidades dos alunos, priorizando as atividades de uso de cada um. Neste sentido, destacam-se o Projeto Arborização da Escola e o Projeto Meio Ambiente e Reciclagem, desenvolvidos desde o ano de 2016 pela professora Nívia Maria Meireles e demais profissionais da escola.

São também desenvolvidas algumas atividades de interação e descontração, como por exemplo: o Sarau Musical, a Mala Viajante e o Projeto de Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes (Mala da Pobreza – TV Cultura). E temos também o projeto de consciência negra, com o tema Cultura Afro, que é desenvolvido no mês de novembro.

0

1

2

5

6789

11

13

1415

16

17

 

Print Friendly, PDF & Email