Encontro Pró-Capoeira

24/09/2010

 

Em mais uma etapa dos trabalhos pelo fortalecimento das práticas da capoeira como um bem cultural brasileiro, o Grupo de Trabalho Pró-Capoeira (GTPC) dá início a uma série de encontros que têm como objetivo a sistematização de demandas e ações para o Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira – Pró-Capoeira.
 
Pessoas e instituições representativas desta prática na Região Nordeste estarão reunidas em Recife (PE), entre os dias 8 e 10 de setembro, para o primeiro encontro. As regiões Norte e Centro-Oeste e Sul e Sudeste farão seus encontros em Brasília, de 28 a 30 de setembro,e no Rio de Janeiro, de 27 a 29 de outubro.
 
O GTPC é formado por representantes da Fundação Cultural Palmares (FCP), das secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) e de Políticas Culturais (PC) do Ministério da Cultura (MinC), sendo coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
 
Como uma das prioridades do MinC é o estabelecimento de políticas públicas que afirmem a capoeira como saber, arte, tradição cultural e instrumento pedagógico de desenvolvimento físico e social, diversas ações de reconhecimento e incentivo a este bem cultural têm sido empreendidas, entre elas, o lançamento do Edital Capoeira Viva e o estabelecimento de pontos de cultura voltados para a prática em vários estados brasileiros.
 
Apesar desse conjunto de ações, ainda existe a necessidade de uma atuação mais ampla e integrada. Nesse sentido, o Programa de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira tem como objetivo geral promover a implementação de uma política participativa com vistas à promoção das diversas formas de produção e reprodução deste bem cultural.
 
BEM IMATERIAL – Em outubro de 2008, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil. A Roda de Capoeira foi registrada como Bem Cultural de natureza Imaterial no Livro das Formas de Expressão.
 
Elemento estruturante da capoeira, a Roda é o espaço-tempo de expressão simultânea do canto, do toque dos instrumentos, da dança, dos golpes, do jogo, da brincadeira, dos símbolos e dos rituais de herança africana, recriados no Brasil. Profundamente ritualizada, congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo.
 
Já o Ofício dos Mestres de Capoeira foi registrado como Bem Cultural de natureza imaterial no Livro dos Saberes. O conhecimento produzido para a instrução do processo permitiu identificar os principais aspectos que constituem a capoeira como prática cultural desenvolvida no Brasil, como o saber transmitido pelos mestres formados na tradição da capoeira.
 
O Ofício dos Mestres de Capoeira é exercido por aqueles detentores dos conhecimentos tradicionais desta manifestação e responsáveis pela transmissão oral das suas práticas, rituais e herança cultural.
 
 
 
SERVIÇO
 
O quê: Encontros pró-capoeira
 
Onde e quando: Brasília – 28 a 30/9/10; Rio de Janeiro – 27 a 29/10/10
 
Mais informações: www.encontrosprocapoeira.org.br
 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
 
Daniel Hora – daniel.hora@iphan.gov.br
 
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
 
(61) 2024-6187 / 3326-6864
 
(61) 2024-6194 / 3226-8907
Print Friendly, PDF & Email