“Emergência Indígena” – Plano de Enfrentamento à Covid-19 é lançado pela APIB com o apoio de várias entidades e coletivos

29/06/2020

Por Alenice Baeta*

Em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, representada pela Deputada Federal Joênia Wapichana, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil-APIB, liderada por Sônia Guajajara e inúmeras associações indígenas regionais, tais como, a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste-ARPIN, promoveram o lançamento do plano de enfrentamento à Covid-19, denominado “Emergência Indígena”.

Perseguidos por este governo genocida, os povos indígenas estão entre os grupos mais vulneráveis ao avanço da pandemia e encontram-se desprovidos de condições para enfrentar a doença.

O plano, construído a partir das deliberações do Acampamento Terra Livre e da Assembleia Nacional de Resistência Indígena, com o suporte de profissionais da saúde, reúne diretrizes sobre cuidado integral e diferenciado, ações judiciais de incidência política e estratégias de comunicação e de informação sobre medidas de prevenção.

O Plano “Emergência Indígena” também busca levantar fundos para promover ações diretas e independentes de cooperação para o enfrentamento da Covid-19.

Participaram do ato de lançamento por meio de uma live que durou três horas e meia no dia 29 de junho, outras inúmeras lideranças indígenas, tais como, Jozi Kaigang, Ana Patté Xokleng, Dario Yanomami, Eliane Bacai e Tiago Guarani; entidades, dentre elas, Greenpeace (Tica Minami), Coletivo Fora do Eixo, Mídia Ninja (Pablo Capilé) e Instituto Socioambiental-ISA (Márcio Santilli), além de vários políticos, dentre eles, os deputados federais Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), Rosa Neide (PT/MT) e Nilto Tatto (PT/SP); a deputada estadual Ana Paula Siqueira (REDE/MG) e o governador Flávio Dino (PCdoB/MA), além de artistas, indigenistas e pesquisadores.

O lançamento ocorreu no dia 29 de junho por meio de uma live nas redes sociais, com o apoio e participação ao vivo de centenas de pessoas e colaboradores. A ONG CEDEFES também participou.

O fechamento do ato se deu com um grito indígena coletivo de luta e de resistência com as seguintes frases:

 

Sangue Indígena – Nem uma gota a mais

Demarcação Já

Vidas Indígenas Importam” 

 

Para acessar o plano, clique aqui.

 

Parar acessar a  live gravada, clique aqui!

 

  

*Historiadora e Arqueóloga- Membro do CEDEFES.

Print Friendly, PDF & Email