BELO HORIZONTE (7/12/2021) – Como parte das comemorações do aniversário de 73 anos, a Emater-MG promoveu nesta terça-feira (7/12), uma feira de produtos da agricultura familiar, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edjao) da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

Uma cerimônia no local foi marcada pela assinatura de um convênio para a realização semestral de feiras da agricultura familiar no espaço da ALMG. O documento foi assinado pelo diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, e pelo o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus.

O diretor-presidente da Emater-MG comemorou a realização da feira, depois de muito tempo suspensa, em decorrência da pandemia da Covid-19. “Estamos celebrando a realização da feira semestral e podemos, quem sabe, trazer uma feira permanente aqui também, pra cada vez mais aproveitar esses produtos que temos, voltados tanto para o artesanato, quanto para produtos agropecuários da nossa gastronomia, da cozinha mineira tão rica. Quem sabe trabalhar uma parte de turismo junto e com esses produtos, ajudar o produtor rural a viabilizar melhor o incremento de renda e melhoria da qualidade de vida”, disse.

O deputado Agostinho Patrus chamou atenção da feira ser o momento de valorizar a agricultura familiar dentro do agronegócio. “Nessas barracas, temos uma produção de qualidade. Uma série de produtos que tem, acima de tudo, a qualidade, a exclusividade da pequena produção como marca. As indústrias fecharam, o comércio teve dificuldade em se manter aberto, mas a produtora e o produtor rural continuaram trabalhando e não tivemos nenhum desabastecimento”, disse.

A secretária de Agricultura, Ana Valentini, ressaltou a grande capilaridade da Emater-MG no estado e destacou a importância da empresa para a agricultura familiar. “Hoje a Emater-MG está em 806 municípios e há mais pedidos para abrir outros escritórios. Isso só acontece pelo reconhecimento do importante trabalho que a Emater faz pelo desenvolvimento do estado, pra trazer renda para os nossos agricultores familiares”, afirmou. A Emater-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Alimentos e artesanato

A feira da agricultura familiar contou com 27 barracas e expositores de 20 municípios mineiros, a maior parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Todos os agricultores recebem assistência da Emater-MG.

No local, os consumidores puderam comprar produtos como doces, queijo, roscas, bolos de natal, cafés especiais, amendoim e milho. Também puderam adquirir artesanato de palha de bananeira e colchas, entre outros objetos, além de verduras, ovos e frutas orgânicas.

A produtora Ana Clara Cordeiro, da Associação das Pastorinhas, que representa 20 famílias de produtores, era uma das expositoras presentes. Ela produz verduras orgânicas há 15 anos, no modelo de agrofloresta, na própria propriedade. “Trouxemos folhas como agrião e mostarda. Comercializamos também pancs (plantas alimentícias não-convencionais) como ora-pro-nóbis e taioba. Aqui a gente ganha mais visibilidade. E isso é importante, pois fazemos delivery em Belo Horizonte, aos sábados e segundas-feiras. Enviamos a lista semanalmente aos clientes e eles escolhem. A gente está entregando assim, desde o começo da pandemia”, explicou.

A feira também teve o espaço Cozinha Show, com a professora do Curso de Gastronomia do Centro Universitário Una, Rosilene Campolina. Junto com sua equipe, a chefe de cozinha preparou um salpicão com ingredientes produzidos pelos feirantes. Visitantes, consumidores, expositores da feira puderam experimentar o prato.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista responsável: Terezinha Leite

Tel.:(31) 3349-8021

facebook.com/ematerminas

E-mail: terezinha.ascom@emater.mg.gov.br

www.emater.mg.gov.br

Foto: Divulgação Emater-MG

Print Friendly, PDF & Email