Em casa e de graça: festival ‘É Tudo Verdade’ encerra edição 2020 neste fim de semana

03/10/2020

Por Gabriel Valery, da RBA

Fonte:https://www.redebrasilatual.com.br/cultura/2020/10/em-casa-e-de-graca-festival-e-tudo-verdade-encerra-edicao-2020-neste-fim-de-semana/

Fim de semana conta com o encerramento da mostra É Tudo Verdade. Serão conhecidos os vencedores, além de apresentações especiais e debates

Reprodução

Um dos destaques é o documentário Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil (2019). Após a exibição do filme, ocorrerá um debate com a presença dos produtores João Moreira Salles e Leandra Leal

São Paulo – Está chegando ao fim o 25º Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade”. A maior mostra de documentários da América Latina – que exibiu 61 títulos em plataforma de streaming nos últimos oito dias – se encerra neste fim de semana (3 e 4) com produções nacionais e internacionais “imperdíveis”.

A programação de hoje começa cedo, às 11h, com Santiago das Américas: O olho do terceiro mundo (2019), de Silvio Tendler. O consagrado documentarista brasileiro traz um olhar sobre a vida e obra do colega de ofício cubano Santiago Álvarez, responsável por registros históricos da Revolução Cubana (1959) e da desintegração da União Soviética, entre outros eventos.

Na sequência, às 13h, será exibido O Rei Nu (2019), do alemão Andreas Hoessli. O longa concorre na competição internacional do É Tudo Verdade. A obra retrata a relevância dos jovens em momentos históricos no Irã e na Polônia.

A partir das 14h, a programação fica por conta de uma sequência de curtas.

divulgação
(reprodução)

Já às 15h, é a vez de um dos destaques desta edição, o premiado documentário brasileiro Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil (2019), de Carol Benjamin. A obra mostra e analisa os impactos da ditadura civil militar (1964-1985) sobre três gerações de uma família. Após a exibição, ocorrerá um debate on-line com a presença do cineasta João Moreira Salles e da atriz Leandra Leal. Ambos foram coprodutores da obra, que trata de três gerações de uma família impactadas pela ditadura civil-militar (1964-1985).

O dia se encerra com mais dois documentários: Influência (2019), de Richard Popla e Diana Neille e Segredos do Putumayo (2019), de Aurélio Michiles; ambos participam da competição por melhor documentário internacional.

Domingo

A programação do domingo começa também às 11h, com o paulistano Garoto: Vivo Sonhando (2020), de Rafael Veríssimo. A obra, que começou a ser produzida em 2014, se debruça sobre a vida e a obra de um dos grandes talentos brasileiros dos instrumentos de corda, Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955).

Outros dois documentários serão exibidos antes do encerramento: Segredos do Putamayo e Brouwer, a Origem da Sombra, de Katherine Gavilan e Lisandra Lopez Fabe.

A partir das 18h serão conhecidos os vencedores da mostra competitiva do festival. São 14 premiações, divididas entre categorias nacionais, latino-americanas, internacionais, além de prêmios da crítica e do júri.

Após a premiação, será exibido um documentário especial para encerrar o festival. Trata-se do longa-metragem Wim Wenders: Desesperado (2019), de Eric Friedler e Andreas Frege. Inédito, um dos títulos mais esperados da edição 2020 do É Tudo Verdade lança luz sobre um dos maiores gênios do cinema mundial. O alemão Wim Wenders foi responsável por filmes como Paris, Texas (1984) e As Asas do Desejo (1987).

Edição: Fábio M. Michel

Print Friendly, PDF & Email