Documentário “Vereda Viva é Liberdade”

16/04/2020

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=gSB9uptZlgk

“Vereda Viva é Liberdade” é um documentário de reação das comunidades veredeiras do Norte de Minas às ameaças ao seu modo de vida. Os veredeiros dependem das veredas vivas, cuja existência está sob ameaça acumulando impactos socioambientais ao longo de décadas, promovidos pela lógica capitalista. O secamento de suas águas e o não reconhecimento de seus direitos territoriais ameaçam uma cultura que é a alternativa para a convivência com o semi árido norte mineiro, e para a proteção das águas e da diversidade ambiental.

 

As comunidades veredeiras vêm se organizando politicamente para fazer valer seus direitos enquanto Povos Tradicionais, ao sentirem a ameaça cada vez mais latente ao seu modo de vida. Nesta trajetória, já realizaram dois grandes encontros de Comunidades Tradicionais Veredeiras do Norte de Minas, reunindo veredeiros e veredeiras, assim como outros povos tradicionais que expressam a diversidade sociocultural da região. Os encontros são momentos de estabelecer laços de solidariedade, compartilhar experiências, definir estratégias de luta e resistência e debater propostas de regularização fundiária dos territórios frente ao marco legal de povos e comunidades tradicionais. Nesse contexto as comunidades tem a oportunidade de olhar melhor para seu lugar, sua memória, sua história e tradição, seus direitos, sonhos e projetos.

Os veredeiros precisam das veredas vivas, é o que afirmam no documentário “Vereda Viva é Liberdade” que conta a luta das comunidades veredeiras do Norte de Minas frente às ameaças ao seu modo de vida.

Lançamento online HOJE (15 de Abril) às 18hs nos canais:

facebook.com/articulacaorosalino

facebook.com/acevermg

youtube.com/caanortedeminas

Veja a matéria completa sobre a luta dos Veredeiros no site:

bit.ly/lutadosveredeiros

Print Friendly, PDF & Email