Do campo de terra à medalha de ouro. Escola de comunidade quilombola conquista o penta no voleibol na etapa regional

08/07/2019

Fonte:http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/sem-categoria/2019/07/do-campo-de-terra-a-medalha-de-ouro-escola-de-comunidade-quilombola-conquista-o-penta-no-voleibol-na-etapa-regional/

Projeto esportivo leva escola municipal de Rio Piracicaba à grande final dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2019. Crédito da foto: Cida Caldeira

Dedicação, persistência e superação. Essas são as palavras que definem a conquista de mais uma medalha de ouro da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães, representando o município de Rio Piracicaba, nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2019, etapa regional Vale do Aço, em Governador Valadares. Localizada no distrito de Padre Pinto, a escola está inserida na comunidade quilombola Caxambu e conta com apenas 170 alunos. Um projeto esportivo iniciado em 2009, que mudou definitivamente a história da escola e do quilombo.

Com o objetivo de atender os alunos fora do horário de aula, o Projeto Aluno-Atleta da Bernardo (PAB) foi desenvolvido pela equipe pedagógica da escola e contempla várias modalidades. Segundo a diretora Milene Aparecida Moreira, a maioria dos alunos se identifica mais com o voleibol. Ela relatou grandes obstáculos enfrentados neste ano, o que faz a conquista ter um sabor especial.

“A escola ainda não tem quadra. A gente sempre usou a quadra municipal e não tinha cobertura. Com chuva ou sol forte, o treino ficava complicado. Há alguns meses, essa quadra foi interditada para reforma e o único local para treinar é um campo de terra no fundo da escola. Isso dificulta muito porque o campo não tem as medidas corretas de uma quadra, não tem a mesma estrutura”, comentou a diretora.

Milene Moreira acrescentou outra dificuldade: “Há dois meses, quatro das seis alunas titulares saíram do time. Então o treinador teve que modificar bastante a equipe. Ganhar o ouro e ir para a etapa estadual do JEMG foi resultado de muita dedicação das meninas e competência do treinador Sérgio Pio. Ele faz um trabalho brilhante. Conseguiu transformar jogadoras reservas em titulares e campeãs”, contou.

Campeã da regional, a estudante-atleta do time de voleibol, Bianca Gomes, participa do PAB há quatro anos. “Como a comunidade é pequena e não há muitas coisas para fazer, eu e minhas amigas podemos nos encontrar, treinar e nos divertir. O PAB é uma segunda família. Além de treinar e competir, praticar esporte faz bem para a saúde”.

Rio Piracicaba faz bonita na etapa final

Crédito da foto: Cida Caldeira

Com 14 mil habitantes, o município de Rio Piracicaba fez bonito na etapa regional do JEMG/2019 e conquistou três medalhas de ouro no voleibol. No xadrez, também levou medalhas e garantiu três vagas para a etapa estadual do JEMG, em Uberlândia.
A representante municipal Cida Caldeira comenta que, além do voleibol da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães, outras escolas da região também se destacam na modalidade. “A Escola Municipal Córrego São Miguel está numa comunidade carente. É a primeira vez que o voleibol masculino módulo I conquista o ouro e vai para a final”, ressaltou.
As duas escolas municipais fazem um importante trabalho de base e entregam os estudantes-atletas para o voleibol módulo II da Escola Estadual Professor Antônio Fernandes Pinto, que também sagrou-se campeã da etapa regional com o time feminino. “Todos os alunos das escolas municipais chegam na escola estadual. Então o trabalho feito na base continua no módulo II. Por isso, está forte”, explicou Cida.
Na modalidade xadrez, ação executada com empenho pelo professor Alexsandro Cotta, o município ganhou medalha de prata no xadrez feminino módulo I, medalha de bronze no masculino módulo II, além do 4ª lugar no feminino módulo II.
Parabéns aos estudantes-atletas, diretores e professores de Rio Piracicaba. É muito gratificante ver esse esforço e dedicação se tornando em ótimos resultados. Nos vemos em Uberlândia.

Print Friendly, PDF & Email