Dia Nacional do Samba (02/12) – Projeto SAL do SAMBA

01/12/2011

A ARQPEDRA – Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal   entidade representativa da comunidade remanescente do quilombo  que tem como um de tem a honra de convidar V.Sª. para mais um evento do  projeto SAL do SAMBA – Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô, que este ano comemora seus 11 anos, como  parte das comemorações do Ano Internaconal dos Povos Afrodescendente instituido pela ONU – Organização das Nações Unidas no dia 02/12 (Dia Nacional do Samba) das 06 as 18 horas, no quilombo Pedra do Sal localizado no bairro da Saúde, Zona Portuária do Rio de Janeiro, conforme especificações abaixo:
 

Resumo: O quilombo Pedra do Sal  é depositário da memória de uma das histórias mais lindas que a cidade do Rio de Janeiro tem para contar, envolvendo a formação de todo um complexo de atividades no entorno do mercado de escravos e de sal (cenários que aparecem nas gravuras de Rugendas), envolvendo o corte da Pedra do Sal para a construção da rua Sacadura Cabral, a construção e operação do porto do Rio (tudo isto obra dos escravos e de seus sucessores livres), o antigo rancho carnavalesco, o surgimento do samba com figuras de expressão nacional como Donga e João da Baiana, o candomblé, o bloco carnavalesco Afoxé Filhos de Gandhi.

 

Herdeiros de uma tradição importante na memória da cidade do Rio de Janeiro, de uma história de lutas e resistências, os quilombolas da Pedra do Sal constituem hoje o único contingente humano que pode legitimamente se reivindicar como continuador das implicações histórico-sociais da presença negra e escrava na área portuária; que pode como tal assumir a memória e dar seguimento às atividades rituais que constituem o patrimônio imaterial; e que finalmente pode reivindicar o território como constitutivo de sua identidade étnica. O Samba, o Santo e o Porto sumarizam a tradição que os quilombolas da Pedra do Sal atualizam.

 

Todo dia 2 de dezembro, o grupo do quilombo da Pedra do Sal celebra, no Largo João da Baiana, essa história e memória através da lavagem da pedra (rito simbólico de purificação), do samba, gastronomia e de depoimentos de antigos portuários. Celebram sua continuidade histórica na região e sua relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. No último 2 de dezembro, a festa organizada pelo Quilombo, envolve a lavagem da Pedra do Salpelo Afoxé Filhos de Gandhi e por pessoas ligadas ao candomblé. A Rede Globo estara fazendo a cobertura da atividade.



 

 

 

Programação

 

SAL do SAMBA

Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô

 

02 DE DEZEMBRO DE 2011

Dia Nacional do Samba

 

Homenagens e depoimentos:

João da Baiana (in memoriam)

Claudio Camunguelo (in memoriam)

Egbomi Iraci de Ogum

Hiram Araújo

Audie

 

07:00 –  Lavagem da Pedra do Sal  com as tias Baianas e Afoxé Filhos de Gandhi

07:30 – Café da manhã quilombola

10:00 – Palestra: “O que é samba" com Jair Martins de Miranda,  Profº da UNIRIO e coordenador do projeto Memoravel Samba

10:30 – A importancia historica  da Pedra do Sal”  com  Hiram Araujo

11:00 – "Valongo, o cais dos escravos" com Tania Andrade Lima, Profª do Deptº de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ 

12:00 hs – A tradicional feijoada do quilombo Pedra do Sal, angu com varios molhos (carne moida, frutos do mar, frango com quiabo e a baiana)

12:00 horas – Roda de samba com a Familia Conceição e convidados

– Lançamento do Bloco Batucaço

– Batucadas BF

– Grupo Xirê (Espaço Cultural Casa de Anyê)

 

 

Realização:

ARQPEDRA

Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal

 

Print Friendly, PDF & Email