Dia Internacional dos Povos Indígenas: É necessário Descolonizar, Reconhecer e Valorizar

09/08/2021

Sonia Guajajara - Facebook

Fonte:https://www.facebook.com/GuajajaraSonia/photos/a.1754824437910537/4386209211438700

Há 521 anos esta terra é marcada por violações, pelo racismo e genocídio. São séculos de tentativas de subjugação de povos, de culturas e de territórios. Hoje, quando não são apenas armas dilacerando corpos, canetas assinam leis de extermínio. Quando não são apenas criminosos atacando diretamente, governos se omitem do seu dever de proteção. E por mais que as lutas se sobreponham, não permitiremos!
Somos os primeiros desta terra, antes de o Brasil ser Brasil.
Desde 1995 o dia 09 de agosto é conhecido como “Dia Internacional dos Povos Indígenas”. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando a garantia de condições minimamente dignas aos povos indígenas de todo o planeta.
A partir da data, foi criado um decreto que instituiu grupos de trabalho para a elaboração de uma declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas. O texto foi aprovado em 2006 pelo Conselho de Direitos Humanos da instituição e um ano depois recebeu aprovação na Assembleia Geral da ONU.
Um dos principais objetivos da declaração é garantir que os povos indígenas do mundo tenham autodeterminação, não sendo forçados a tomar qualquer atitude contra a própria vontade, como no artigo 3º: “Os povos indígenas têm direito à autodeterminação. Em virtude desse direito determinam livremente sua condição política e buscam livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural”.
A Declaração também garante aos povos indígenas os mesmos direitos garantidos aos demais povos do mundo.
Neste dia internacional dos povos indígenas reafirmamos: SANGUE INDÍGENA, NENHUMA GOTA A MAIS
Colaboração do texto: Célia Xakriabá (@celia.xakriaba)
Arte: Yacunã Tuxá (@yacunatuxa
Print Friendly, PDF & Email